Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
13° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
13° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C

Romance sobre a ilha da Berlenga

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Ana Simão acaba de publicar “Naquela Ilha – Todos somos pedaços de um amor maior” : o primeiro romance sobre a ilha da Berlenga. “Naquela Ilha” a Berlenga é o mundo lá longe, nos confins do nada onde os habitantes se deparam com a escassez de água doce e se aproveita a água das chuvas e do mar. A comida chega, através de um barco, uma vez por semana. Mas por vezes o barco não consegue lá ir, devido ao estado do mar. A rede de telemóvel é praticamente inexistente.
Capa do livro de Ana Simão

Ali, aprendemos a valorizar o pouco que temos. Porque “podemos ser felizes com tão pouco e infelizes com tanto”.

A autora escreveu o bestseller “A Menina dos Ossos de Cristal”, publicado em 2014, (edição Guerra e Paz e Clube do Livro SIC) e desenvolve ações de sensibilização em escolas sobre as questões da deficiência.

Foi após fazer uma apresentação de “A menina dos Ossos de Cristal” em Peniche que o presidente da Câmara, António José Correia, lançou-lhe o desafio de escrever sobre a Berlenga e o surf.

“Foi um desafio, porque foi o meu primeiro romance de ficção cuja ação decorre em cenários reais tal como os factos históricos relatados. Eu olhava e via um calhau no meio do mar e pensava: o que vou escrever sobre uma ilha onde não existe nada? Onde nada acontece? Depois de falar com alguns habitantes da ilha, percebi que era precisamente naquele nada que estava o encanto da ilha: um local que faz o corte com o mundo, com a chamada civilização. Quando se chega ali são muitos dias para aprender a suportar o nada. Quando se regressa ao continente são muitos dias para aprender a suportar o mundo”, descreve Ana Simão.

Natural de Santarém, é portadora de uma doença rara, Osteogénese Imperfeita (OI), vulgarmente conhecida como a doença dos ossos de vidro ou de cristal.

É licenciada em Gestão de Recursos Humanos, com uma pós-graduação. Trabalhou na Câmara Municipal de Santarém, na área da cultura, turismo e ação social.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss