Q

Previsão do tempo

22° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 25° C
23° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 25° C
23° C
  • Thursday 28° C
  • Friday 28° C
  • Saturday 27° C

Romance sobre a ilha da Berlenga

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Ana Simão acaba de publicar “Naquela Ilha – Todos somos pedaços de um amor maior” : o primeiro romance sobre a ilha da Berlenga. “Naquela Ilha” a Berlenga é o mundo lá longe, nos confins do nada onde os habitantes se deparam com a escassez de água doce e se aproveita a água das chuvas e do mar. A comida chega, através de um barco, uma vez por semana. Mas por vezes o barco não consegue lá ir, devido ao estado do mar. A rede de telemóvel é praticamente inexistente.
Capa do livro de Ana Simão

Ali, aprendemos a valorizar o pouco que temos. Porque “podemos ser felizes com tão pouco e infelizes com tanto”.

A autora escreveu o bestseller “A Menina dos Ossos de Cristal”, publicado em 2014, (edição Guerra e Paz e Clube do Livro SIC) e desenvolve ações de sensibilização em escolas sobre as questões da deficiência.

Foi após fazer uma apresentação de “A menina dos Ossos de Cristal” em Peniche que o presidente da Câmara, António José Correia, lançou-lhe o desafio de escrever sobre a Berlenga e o surf.

“Foi um desafio, porque foi o meu primeiro romance de ficção cuja ação decorre em cenários reais tal como os factos históricos relatados. Eu olhava e via um calhau no meio do mar e pensava: o que vou escrever sobre uma ilha onde não existe nada? Onde nada acontece? Depois de falar com alguns habitantes da ilha, percebi que era precisamente naquele nada que estava o encanto da ilha: um local que faz o corte com o mundo, com a chamada civilização. Quando se chega ali são muitos dias para aprender a suportar o nada. Quando se regressa ao continente são muitos dias para aprender a suportar o mundo”, descreve Ana Simão.

Natural de Santarém, é portadora de uma doença rara, Osteogénese Imperfeita (OI), vulgarmente conhecida como a doença dos ossos de vidro ou de cristal.

É licenciada em Gestão de Recursos Humanos, com uma pós-graduação. Trabalhou na Câmara Municipal de Santarém, na área da cultura, turismo e ação social.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Esculturas feitas de plástico alertam para a poluição das praias e oceanos

A Nazaré é um dos locais que recebem as esculturas da artista Soraia Domingos, feitas com plástico e resíduos não passíveis de serem reciclados, recolhidos na costa portuguesa pela Marinha Portuguesa, ao abrigo do projeto TransforMAR, do Lidl. Todo o restante material plástico, passível de ser reciclado, será convertido em t-shirts.

plastico