Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C

Município do Bombarral organiza arquivo camarário

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Município do Bombarral iniciou recentemente o processo de organização do arquivo camarário, quer o ativo, quer o intermédio ou inativo, quer ainda o histórico ou definitivo. A autarquia pretende assim constituir um arquivo tecnicamente organizado, corretamente inventariado, catalogado em suporte digital e coordenado por trabalhadores devidamente formados e afetos especificamente àquele serviço. A organização do arquivo permitirá agilizar o processo de busca e consulta de documentação, com rapidez e fiabilidade, e em simultâneo, institui-se responsabilidade na disponibilização de processos e documentos diversos. Ao contrário do que por vezes se considera, um arquivo não é um espaço para depósito, mas sim um serviço dinâmico e essencial para o bom funcionamento da instituição que serve.
A autarquia pretende constituir um arquivo tecnicamente organizado

Paralelamente, será elaborado um Plano de Classificação Documental adequado à realidade dos serviços municipais do Bombarral, mas de estrutura unificada e respeitando as mais recentes orientações e produção legislativa sobre a matéria, bem como a sua adequação ao Projeto ASIA (Avaliação Suprainstitucional da Informação Arquivística para a Administração Pública).

Para a concretização deste processo, foi constituída uma equipa interna de colaboradores que estão já ativamente a participar neste projeto, inicialmente em maior número e posteriormente apenas integrando os efetivos essenciais para a manutenção e gestão do arquivo já catalogado, digitalizado e organizado.

De momento, a autarquia já dispõe de algum equipamento de digitalização e outro hardware, adquiridos para o efeito, no âmbito de programas de financiamento comunitário.

No que diz respeito aos colaboradores, a sua preparação foi iniciada com uma ação formativa em contexto de trabalho, a qual teve como objetivos reconhecer a importância da gestão de documentos de arquivo e aplicar regras de funcionamento do arquivo, de acordo com as técnicas de tratamento de informação documental.

Este processo está a ser coordenado por uma técnica especializada nesta área de intervenção, com conhecimentos profundos do contexto organizacional autárquico e a qual, para o efeito, celebrou um contrato de prestação de serviços com a autarquia, com um plano de ação dividido em três fases.

Numa primeira fase é feita a avaliação da massa documental acumulada, sendo realizado o diagnóstico da documentação produzida, nomeadamente qual o nível da sua identificação e organização, estado de conservação e volume, a avaliação e seleção documental de acordo com a legislação em vigor, a elaboração dos autos de eliminação para aprovação e a eliminação após autorização.

Na segunda fase realizar-se-á a organização do arquivo intermédio e definitivo, com o acondicionamento/identificação das unidades de instalação.

Por fim, será efetuada a análise da documentação produzida pela Câmara Municipal, que inclui a análise do contexto da produção documental, a elaboração de um estudo orgânico-funcional dos serviços produtores, a recolha de documentação relativa às diversas reestruturações, o levantamento e análise documental, a realização da descrição das séries documentais e a elaboração do plano de classificação.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss