Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 15° C

Crianças desfilam com equipamentos de proteção de acidentes e doenças profissionais

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um desfile infantil onde roupas e acessórios tinham a ver com equipamentos de proteção individual na prevenção de acidentes e doenças profissionais, foi organizado nas Caldas da Rainha na passada quinta-feira, para assinalar o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho.
Sinalética diversa

A iniciativa do Departamento do 1º Ciclo do Colégio Rainha D. Leonor e a Associação Escola na Horta, em parceria com a Autoridade para as Condições de Trabalho, Câmara Municipal das Caldas da Rainha e duas empresas de equipamentos (JV Proteção em Caldas da Rainha e Emora, Lda. Higiene e Segurança no Trabalho em Leiria), pretendeu “alertar a população para a importância e obrigatoriedade da utilização destes equipamentos”.

59 alunos do Colégio, com idades entre três e nove anos, bem como alguns elementos da associação de estudantes e uma funcionária desfilaram com equipamentos de proteção individual de diversas áreas profissionais em cima de uma passadeira vermelha colocada ao centro da Praça da Fruta.

Uma aluna representou um texto que a própria adaptou sobre a temática e vinte alunas dançaram uma coreografia ensaiada pela professora de Pop Dance.

Entre os vários equipamentos exibidos constavam óculos para proteger de poeiras, partículas orgânicas, sólidas e líquidas, luvas de proteção contra substâncias químicas, corrosivas, materiais cortantes e manipulação com substâncias com temperaturas elevadas ou baixas, toucas descartáveis de proteção capilar, usadas em situação de queda de cabelos, em profissões que impliquem, por exemplo, o manuseamento e confeção de alimentos, ou a nível hospitalar.

Foram também usadas máscaras de proteção contra poeiras, fumos tóxicos e gases, auriculares e abafadores contra ruídos demorados acima de sessenta decibéis, uma máscara de soldadura de proteção contra limalhas e luzes intensas que podem conduzir a danos ao nível ocular, capacetes para proteção da cabeça na possibilidade da queda de objetos que possam resultar em fraturas ou lesões cranianas, e capacetes com viseira.

Não faltaram os coletes refletores, os cones de sinalização de risco, nomeadamente nas vias rodoviárias ou em construção civil e sinalética diversa.

Sapatos de proteção com diferentes caraterísticas de acordo com a profissão, as joelheiras usadas na proteção em situações de trabalhos específicos em posição ajoelhada, os kits de visita a instalações assépticas, entre outros equipamentos, foram exibidos pelos alunos, numa iniciativa que contou com a presença de encarregados de educação e de alguns responsáveis da área da proteção civil e segurança, inclusive do comandante operacional distrital, Sérgio Gomes.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161