Q

Previsão do tempo

12° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
13° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 15° C

Dia Mundial da Poesia assinalado pela Comunidade de Leitores

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Embora se comemore oficialmente a 21 de Março, o Dia Mundial da Poesia foi comemorado mais uma vez pela Comunidade de Leitores e Cinéfilos das Caldas da Rainha, no passado dia 16, na Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha. Na sessão participaram muitos poetas locais, declamando poesia da sua autoria ou de outros, numa tarde muito animada.
Abertura da sessão de poesia com os poetas Isabel Gouveia e Jorge Castro

A sessão iniciou-se com a apresentação breve da comunidade, referindo as principais atividade desenvolvidas pelo grupo, desde a sua criação. De seguida atuou o Coral da Universidade Sénior das Caldas da Rainha, dirigido por Ruth Horta, que interpretou temas como “Everybody Sing Freedom” (Espiritual Negro), e duas canções em língua portuguesa. A sessão prosseguiu com a intervenção dos poetas Isabel Gouveia e Jorge Castro.

A caldense começou por sublinhar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Comunidade, afirmando, entre outros, que “a cidade das Caldas da Rainha, muito deve a Carlos e Palmira Gaspar, que numa demonstração de grande civismo e vontade de trabalhar para o bem comum, têm dedicado a sua vida à difusão da cultura no espaço desta Biblioteca Municipal”. Posteriormente, leu dois poemas da sua autoria.

Já o poeta Jorge Castro mostrou a sua veia mais irónica, com um poema sobre um incidente acontecido na zona das Caldas e noticiado nos jornais da véspera, provocando muitas gargalhadas na plateia. Em seguida, ao palco subiram dois poetas, Luís Almeida e Maria José Ricardo, em representação da Universidade Sénior das Caldas da Rainha, que declamaram os seus poemas.

O programa continuou com a atuação do Grupo de Dança Super Flash, presença habitual nas celebrações poéticas, desta vez com a interpretação dos temas do musical mais visto de sempre, Grease, que traz à memória os jovens dos anos 50.

A tarde prosseguiu com a intervenção de poetas das Caldas, de várias idades, destacando a presença de Joana Cavaco, que já é presença habitual nestas celebrações, há quatro anos. Posteriormente, a mestre de Yôga Manuela Soares, apresentou a sua dança, com a incorporação de um poema especialmente escrito para esta intervenção pelo poeta Victor Duarte. A pianista e cantora Helena Lopes, com 16 anos, interpretou dois temas clássicos.

Após nova sessão de poesias com o Grupo de Poetas de Coruche, seguiu-se novamente um momento de dança com o Grupo Super Flash, interpretando o tema América e o Musical Cats.

No final, Isabel Gouveia e Jorge Castro declamaram poemas, seguindo-se um momento musical com atuação do Coral das Caldas da Rainha, dirigido pelo maestro Joaquim António Silva. O grupo entoou seis temas, como uma canção tradicional da Beira Alta, uma francesa do séc. XV, uma alemã do séc. XVIII, um de Chico Buarque e Milton Nascimento e dois de Fernando Lopes Graça.

Sempre de casa cheia, a Comunidade de Leitores e Cinéfilos das Caldas da Rainha faz “um balanço bastante positivo das sessões, mas ainda incompleto, pois continuaremos a desenvolvê-lo enquanto a nossa saúde nos permitir”.

“Em treze anos de atividade, a comunidade conta com 32 sessões culturais, tendo sempre como objetivo principal desenvolver iniciativas de cultura e cidadania, aqui nas Caldas”, sublinhou um dos responsáveis pela Comunidade, destacando a colaboração do Jornal das Caldas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161