Q

Previsão do tempo

16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C

Tornada celebra Festa de S. Brás com comunidade paroquial renovada

João Polónia

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Hoje fizemos um bom trabalho. Graças a Deus muitos colaboraram com sacrifício para que esta festa seja assim, bonita. É muito emocionante caminhar com o santos numa comunidade fortalecida pela fé, vivendo a experiência forte de Deus na nossa vida. Que Deus por intercessão de S. Brás melhore a condição dos doentes e que as nossas famílias possam sempre caminhar na verdade, no amor e na fidelidade”, manifestou o padre Samuel Pulickal Joseph, no final da celebração eucarística, a 31 de janeiro, que pela primeira vez presidiu em Tornada.
Eucaristia solene

Na homilia, o sacerdote, baseado na liturgia dominical, afirmou que Jesus passou por uma “experiência violenta de rejeição”, mas “em silêncio e sem desistir”, diante da multidão seguiu o seu caminho. “Nós na mesma situação, discutíamos, entrávamos em polémica; Jesus não é um homem de conflitos, o evangelho não entra em conflito, apenas transmite a sua mensagem pela paz e nunca desiste”, reforçou. Segundo o responsável da paróquia, profeta “não é um animal extinto dos séculos passados, é de hoje”; cada um dos cristãos tem a vocação de ser profeta, porque através do batismo, “somos eleitos por Deus, somos consagrados e enviados a levar e a viver a sua mensagem”.

“Esta Igreja de Tornada deve mostrar o nosso coração; quando um coração vive o evangelho, estará sempre assim, sempre bonito, e desafia-nos a aceitar o caminho do profeta, sem desistir, mesmo perante as rejeições deste mundo”, declarou o padre, intercedendo ao padroeiro, conhecido popularmente como protetor da garganta, pelos familiares, conterrâneos e doentes da localidade, que não puderam participar na festa secular. “S. Brás deixa-nos um exemplo forte, através do discernimento da profundidade do mistério e vocação confiadas por Deus”, concluiu.

Desafiados pelo jovem pároco a viver interiormente a semana de preparação para a festa do seu padroeiro, em comunidade, com trabalho, esforço e oração, concentrados no essencial do Evangelho em pleno Ano da Misericórdia, os paroquianos responderam alegres e fortalecidos no final do dia solene. Ao JORNAL DAS CALDAS alguns paroquianos qualificaram o seu novo pároco, nos primeiros quatro meses ao serviço da paróquia, como um “jovem humilde, dedicado, próximo das pessoas, interessado pelo património da paróquia, e com um desejo profundo de construir uma comunidade renovada, marcada pela formação do Evangelho”.

Durante os preparativos da festa, a população envelhecida, após dezenas de anos, viu a Cruz regressar ao seu local de origem junto do altar mor, diante do sacrário agora mais visível. A formação bíblica realizada durante a semana no Centro Pastoral, conduzida pelo sacerdote missionário do Verbo Divino Joaquim Domingos, participada por cristãos de Tornada, Salir do Porto, Coto e Salir de Matos; e o auxílio permanente do padre Samuel durante os trabalhos, na decoração e ornamentação litúrgica da Igreja Matriz, são os momentos realçados pelos paroquianos, caracterizando como “pequenos gestos mas de grande significado”.

Samuel Pulickal Joseph é o primeiro padre indiano formado em Portugal, pelo Seminário dos Olivais, ao serviço do Patriarcado de Lisboa. Depois de estar como coadjutor nas paróquias de Caldas da Rainha e Coto, em apenas um ano, assume a sua primeira experiência pastoral de pároco, desde outubro de 2015, na comunidade interparoquial de Tornada e Salir do Porto, com o auxílio do padre Filipe Sousa. A caminho do segundo ano de ordenação sacerdotal, o jovem sacerdote mostra-se feliz pelo acolhimento dos seus paroquianos, e de continuar a poder ajudá-los a aprofundar a vida comunitária de fé.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Pais de Santa Catarina querem melhores condições de atração à escola  

A necessidade de intervenção num estabelecimento de ensino com 30 anos e sem nenhuma obra de fundo ao longo dos mesmos, bem como os problemas das vias de comunicação e dos transportes de alunos, docentes e assistentes operacionais, como fatores que prejudicam a mobilidade e a aproximação acessível, foram sublinhados num momento de partilha e convívio com o objetivo de analisar o presente e promover o futuro, promovido no passado dia 14 pela Comissão de Pais de Santa Catarina.

catarina 1

Campeonatos regionais de veteranos em ténis

Decorreram entre 19 e 22 de abril os campeonatos regionais de veteranos em ténis, tendo o Clube de Ténis das Caldas da Rainha estado representado pelos atletas +40 - Alberto Pereira, Filipe Rebelo, Luís Faustino, Márcio Inácio, Pedro Maia e Ricardo Canhão, +50 - João Correia, Marco Mendes Gomes, Miguel Silva e Rui Silva, e +60 - Rui Fanha.

tenis 3