Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C

Landal é “Capital da Codorniz”

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A freguesia do Landal, nas Caldas da Rainha, responsável por 75 por cento da produção nacional de codorniz, realizou entre 9 e 11 de outubro um festival com diversas formas de confecionar este petisco, de forma a promover a atividade económica, que movimenta mais de cem famílias e gera um volume de negócios anual de mais de dois milhões e meio de euros.
Codorniz temperada e frita em azeite

Mais de sete mil aves foram saboreadas nesta festa na localidade, que se assume como “a capital da codorniz”. Codornizes recheadas com molho de cerveja, hambúrgueres de codorniz, chanfana de codorniz, codorniz na brasa e frita em azeite, espetadas de codorniz, canja de codorniz, ovinhos com pickles e vinagrete, perninhas de codorniz panada, pudim de ovos de codorniz, entre outros, foram alguns dos pratos preparados pelo Grupo Desportivo de Santa Suzana, Comissão da Igreja do Landal, Grupo Desportivo do Landal, Associação de Benfeitores da Ermida de Nossa Senhora do Rosário e Associação Social e Desenvolvimento dos Casais da Serra.

Cristina Correia, da Associação de Benfeitores da Ermida de Nossa Senhora do Rosário, relatou que “dá para fazer muita coisa com as codornizes”. “Dantes as pessoas conheciam mais pelo petisco e agora estão a apostar mais em pratos principais”, acrescentou.

Cirilo Rosa, gerente das Aves Suzana, apontou que “é a atividade principal da freguesia e é um mercado que está a crescer”. A Interaves, de Alenquer, uma das maiores empresas do setor avícola português, exibiu os produtos que comercializa, com destaque para os ovos de codorniz, que fritou e deu a provar.

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste preparou, entre outras iguarias, um doce com pão de ló do Landal, pera rocha do Oeste e codorniz.

“A carne de codorniz é rica do ponto de vista nutricional e pobre em gorduras, sendo cada vez mais apreciada pelas suas características saudáveis”, referiu António José, presidente da junta de freguesia do Landal.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Pais de Santa Catarina querem melhores condições de atração à escola  

A necessidade de intervenção num estabelecimento de ensino com 30 anos e sem nenhuma obra de fundo ao longo dos mesmos, bem como os problemas das vias de comunicação e dos transportes de alunos, docentes e assistentes operacionais, como fatores que prejudicam a mobilidade e a aproximação acessível, foram sublinhados num momento de partilha e convívio com o objetivo de analisar o presente e promover o futuro, promovido no passado dia 14 pela Comissão de Pais de Santa Catarina.

catarina 1

Campeonatos regionais de veteranos em ténis

Decorreram entre 19 e 22 de abril os campeonatos regionais de veteranos em ténis, tendo o Clube de Ténis das Caldas da Rainha estado representado pelos atletas +40 - Alberto Pereira, Filipe Rebelo, Luís Faustino, Márcio Inácio, Pedro Maia e Ricardo Canhão, +50 - João Correia, Marco Mendes Gomes, Miguel Silva e Rui Silva, e +60 - Rui Fanha.

tenis 3