Q

Previsão do tempo

13° C
  • Saturday 11° C
  • Sunday 9° C
  • Monday 10° C
12° C
  • Saturday 11° C
  • Sunday 9° C
  • Monday 10° C
13° C
  • Saturday 11° C
  • Sunday 9° C
  • Monday 10° C

Landal é “Capital da Codorniz”

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A freguesia do Landal, nas Caldas da Rainha, responsável por 75 por cento da produção nacional de codorniz, realizou entre 9 e 11 de outubro um festival com diversas formas de confecionar este petisco, de forma a promover a atividade económica, que movimenta mais de cem famílias e gera um volume de negócios anual de mais de dois milhões e meio de euros.
Codorniz temperada e frita em azeite

Mais de sete mil aves foram saboreadas nesta festa na localidade, que se assume como “a capital da codorniz”. Codornizes recheadas com molho de cerveja, hambúrgueres de codorniz, chanfana de codorniz, codorniz na brasa e frita em azeite, espetadas de codorniz, canja de codorniz, ovinhos com pickles e vinagrete, perninhas de codorniz panada, pudim de ovos de codorniz, entre outros, foram alguns dos pratos preparados pelo Grupo Desportivo de Santa Suzana, Comissão da Igreja do Landal, Grupo Desportivo do Landal, Associação de Benfeitores da Ermida de Nossa Senhora do Rosário e Associação Social e Desenvolvimento dos Casais da Serra.

Cristina Correia, da Associação de Benfeitores da Ermida de Nossa Senhora do Rosário, relatou que “dá para fazer muita coisa com as codornizes”. “Dantes as pessoas conheciam mais pelo petisco e agora estão a apostar mais em pratos principais”, acrescentou.

Cirilo Rosa, gerente das Aves Suzana, apontou que “é a atividade principal da freguesia e é um mercado que está a crescer”. A Interaves, de Alenquer, uma das maiores empresas do setor avícola português, exibiu os produtos que comercializa, com destaque para os ovos de codorniz, que fritou e deu a provar.

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste preparou, entre outras iguarias, um doce com pão de ló do Landal, pera rocha do Oeste e codorniz.

“A carne de codorniz é rica do ponto de vista nutricional e pobre em gorduras, sendo cada vez mais apreciada pelas suas características saudáveis”, referiu António José, presidente da junta de freguesia do Landal.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Suspeitos de pesca ilegal fogem à GNR

O Subdestacamento de Controlo Costeiro da Nazaré da GNR apreendeu seis quilos de meixão naquele concelho, no passado dia 24, no âmbito de uma ação de fiscalização levada a cabo com o objetivo de combater a captura ilegal de enguia europeia, vulgarmente conhecida...

meixao 1

Infantis de Óbidos em bom plano

A equipa de infantis do clube Óbidos Criativa competiu, no passado dia 21 na XXX Taça Vale do Tejo, nas piscinas municipais de Alcobaça. Mara Cotrim, Leonor Martins, Leonor Silva, Justin Borges, Tiago Correia e Pedro Capinha foram os jovens que nadaram com as cores...

infantis 2

Óbidos Cycling Team quer ser referência em sub-23

Nasceu a Óbidos Cycling Team sob a égide do Município de Óbidos, concretizando o sonho do diretor e manager da equipa, Micael Isidoro, ex-ciclista profissional licenciado em treino desportivo com especialização na área do ciclismo, pós-graduação e mestrado em alto...

cycling