Q

Previsão do tempo

16° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 18° C
16° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 18° C
16° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 18° C

Multidão na Nazaré para assistir à Festa do Homem do Mar

12 de Maio, 2015
É uma tradição que a comunidade piscatória vive com grande intensidade. A festa do Homem do Mar realizou-se no passado domingo, com a participação de várias embarcações que, enfeitadas a preceito, levaram ao mar os santos protetores da atividade piscatória e dos seus profissionais.
Procissão na Nazaré

Organizada pela Paróquia da Nazaré, Apostolado do Mar e Armazém 33 – Rumo à Pesca, o evento atraiu uma multidão que, tirando proveito de um dia de sol e calor, viu, a partir do areal, cumprir-se a tradição das três voltas à enseada por parte das embarcações de pesca local que participaram no evento.

A festa do Homem do Mar, composta pelas procissões a pé (pela marginal) e por mar, realiza-se há vários anos e constitui-se como uma manifestação de fé da comunidade. Esta é, afinal, uma festa em que se pede a proteção para os homens e embarcações, que vivem diariamente uma aventura de elevado risco, assim como uma boa época de pesca, setor de atividade de que dependem muitas famílias.

Além das procissões, de um evento que terminou, como vem sendo hábito, com uma missa no areal da praia da Nazaré, a festa do Homem do Mar contou, pelo segundo ano, com a participação dos surfistas da Associação Leva d’Mar, que se associaram à ação de bênção do mar e das atividades que nele se realizam.

Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Vinhos da região no livro “A Alma dos Vinhos de Lisboa”

Foi lançado no passado dia o livro “A Alma dos vinhos de Lisboa”, que aborda a história da Região Demarcada de Lisboa, bem como o seu território, as suas quintas e os seus vinhos. Nesta obra, que foi promovida pela Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa constam a Adega Cooperativa da Vermelha, no Cadaval, a Companhia Agrícola do Sanguinhal, no Bombarral, e a Adega Cooperativa da Lourinhã.

livro 1

FOLIO recebeu 20 mil visitantes ávidos de conhecer novos autores

Após um ano de interrupção, devido à pandemia, o FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos voltou a ter casa cheia, para assistir a tertúlias, apresentações de livros, workshops, concertos e outras iniciativas, que atraíram cerca de 20 mil visitantes, ávidos de conhecer novos autores e assistir a espetáculos. O evento literário, que envolveu 469 oradores e dinamizadores de atividades, regressa no próximo ano, entre 6 e 16 de outubro, sob o tema “O Poder”.

balanco folio