Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
15° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
15° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C

Exposição, música e poesia lusófonas na Biblioteca Municipal

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Na tarde do passado dia 4, na Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha, teve lugar a inauguração da “Exposição Itinerante sobre Lusofonia, A Língua Portuguesa na sua Diversidade Cultural”, criada pelo Grupo de Coruche, “Um poema na vila”, coordenado por Ana Freitas, que está patente ao público e às escolas 8 de novembro. Esta exposição foi inaugurada pela responsável pela biblioteca, Aida Reis, em representação da Câmara Municipal das Caldas da Rainha. Seguiu-se um programa complementar de poesia e música lusófonas, organizado pela Comunidade de Leitores e Cinéfilos das Caldas da Rainha, sendo esta a 29.ª sessão cultural dinamizada por este grupo na Biblioteca Municipal.
Visita à exposição

O programa iniciou-se com a participação de dois jovens músicos, Tomás Borga e Margarida Oliveira, que tocaram temas populares portugueses. Seguiu-se a sessão de poesia, com intervenção da Comunidade de Leitores e Cinéfilos das Caldas da Rainha, que disse um poema de Vinícius de Moraes, cujo refrão foi repetido, com entusiasmo, pela assistência. O programa continuou com a participação do Grupo de Coruche, “Um poema na vila”, Ana Freitas, Alzira Carrilho, Cristina Comenda, Maria Ambrósio, Rosa Pais e Rosário de Freitas, que declamaram poemas seus e de outros grandes poetas portugueses. A sessão de poesia terminou com o poeta Jorge Castro, com poemas seus e um poema satírico hilariante, que entusiasmou a assistência.

Seguiu-se a intervenção do Coral Stella Maris, de Peniche, dirigido pelo maestro João Sebastião, que interpretou oito temas, com destaque especial para Trai, Trai (popular português), Balaio, do brasileiro Villa Lobos e dois temas “Zulus”, da União Sul Africana, onde residem cerca de 40 mil portugueses. A tarde cultural terminou com um número extra, cantado pelo Coral Stella Maris, o famoso “O Sole Mio” e, inesperadamente, com dois solos, do maestro tenor João Sebastião, que surpreendeu e empolgou a assistência.

Estiveram presentes cerca de 90 pessoas que manifestaram grande agrado pela exposição e pelo programa de poesia e música.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Cadetes e masters no Troféu Cidade Caldas da Rainha

As Piscinas Municipais das Caldas da Rainha foram o palco do XVIII Troféu Cidade Caldas da Rainha em cadetes e do XIX Troféu Cidade Caldas da Rainha em masters, no dia 20 de Abril, evento organizado pela equipa da casa, os Pimpões.

trofeu1

Artesanato invadiu Praça da Fruta

“O nosso objetivo foi atingido: reunião entre artesãos de várias áreas, convívio e partilha de conhecimentos e ‘saber fazer’, com todos os que nos visitaram”, resumiu Teresa Teodoro, presidente da Associação de Artesãos de Caldas da Rainha, em relação ao evento “Artesanato na Praça”, que decorreu no passado sábado.

artesanatonapraca2

Maria Inácia Rezola apresentou exposição sobre 25 de Abril patente no CCC

A comissária da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, Maria Inácia Rezola, esteve no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, a 16 de abril, para inauguração de uma exposição sobre a revolução e aproveitou a ocasião para uma espécie de aula inaugural para duas turmas das escolas Rafael Bordalo Pinheiro e Raul Proença, no âmbito do Serviço Educativo do CCC.

exposicao25deabrilccc1