Q

Previsão do tempo

19° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 22° C
19° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 23° C
19° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 24° C
  • Wednesday 24° C

Homenagem ao escultor Alberto Morais do Valle

11 de Junho, 2014
O escultor, ceramista, pintor, professor e antigo diretor da Escola Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, Alberto Morais do Valle, será homenageado no dia 21 de junho (data em que faria 113 anos).

Cumpre-se assim, a promessa feita à filha mais velha do escultor, de elaborar um pequeno livro, sobre a vida e obra de um artista cujo talento artístico e valor humano deixou marcas profundas na cidade das Caldas da Rainha, não apenas pelas obras aqui deixadas, mas sobretudo, pelas competências com que dotou muitos dos seus alunos, que se tornaram também eles, escultores, pintores ou ceramistas.

Existem obras suas no Museu Malhoa, no Parque e também um busto no café Bocage, no Museu da Lourinhã, bem como peças em cerâmica da época em que trabalhou para uma fábrica da cidade.

Como diretor da Escola Rafael Bordalo Pinheiro deu também o seu cunho pessoal ao projeto educativo, pois foram de sua autoria a introdução de novas disciplinas tais como economia doméstica, puericultura, bordados, o grupo coral, a equipa de ginástica feminina e as mostras no final dos anos letivos.

A homenagem terá lugar na Escola Rafael Bordalo Pinheiro, pelas 15 horas, e contará com a presença do escultor Viriato da Silveira, mestre Elias, seus antigos alunos, representantes da escola e do vereador da Educação, Alberto Pereira.

Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Deputados interrogam ministra sobre carências nas extensões de saúde

Os deputados do PSD na Assembleia da República Hugo Oliveira, Margarida Balseiro Lopes, Pedro Roque, Olga Silvestre e João Marques denunciaram “graves carências de funcionamento” das extensões de saúde de Santa Catarina, Rostos e A-dos-Francos, no concelho das Caldas da Rainha, tendo questionado a ministra da tutela sobre diversas situações.

deputados

Condução perigosa na A8 entre Tornada e Caldas

A zona da A8 entre Tornada e Caldas da Rainha está referenciada pelo Destacamento de Trânsito (DT) de Leiria da GNR como palco de condução perigosa, tendo levado à detenção de alguns condutores ao longo do último mês.

corridas