Q

Previsão do tempo

12° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 17° C
13° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 17° C
13° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 18° C

Esgotos em Óbidos levam CDU a criticar Câmara

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A CDU de Óbidos emitiu um comunicado a denunciar que “a fossa municipal do Senhor da Pedra, para onde despejam os esgotos do bairro existente ali próximo, está a deitar por fora, tal como acontece ciclicamente e sempre que a Câmara Municipal não tem o cuidado de despejar atempadamente a mesma”. “Este facto revela uma despudorada falta de cuidado pelo bem estar das populações que continuam a estar sujeitas a esta gestão autárquica do PSD que naquilo que é elementar para as populações, não revela eficácia. Esgotos a correr para os campos e para as vias públicas é um verdadeiro atentado à saúde pública e revela o atraso em que, afinal, este concelho se encontra em matéria de condições de vida das populações”, sustentam os comunistas.

“Continuamos a defender que a Câmara Municipal deve definir os meios financeiros que garantam a ligação dos esgotos do aglomerado populacional à ETAR mais próxima e que até lá, não falhem, como sistematicamente tem acontecido, as operações de despejo da fossa, devendo a mesma posteriormente ser desativada”, referem.

O vice-presidente da Câmara de Óbidos, Pedro Félix, esclarece que “o Município não possui, no seu sistema de drenagem de águas domésticas, quaisquer fossas, pelo que o comunicado demostra um total desconhecimento da realidade das infraestruturas do concelho”.

“Quando as redes de drenagem não permitem um escoamento gravítico, existem estações elevatórias (cerca de 40 em todo o concelho), que fazem a bombagem das águas residuais para os coletores interligados às ETAR, locais onde se faz o seu tratamento. É assim que acontece no Bairro do Senhor da Pedra. Aí, existem duas estações elevatórias que recebem o esgoto dos vários loteamentos, que o encaminham ao coletor existente na EN 8, ligado à ETAR das Caxinas, sob gestão da Águas do Oeste”, adianta.

O autarca revela “as estações elevatórias estão equipadas, normalmente, com duas bombas eletromecânicas que, como qualquer equipamento, estão sujeitas a avarias. E é uma avaria numa estação elevatória no local que tem vindo a afetar o normal funcionamento deste sistema”.

“Os serviços técnicos aguardam a reparação das bombas, sendo os resíduos transportados por limpa-fossas até à resolução do problema, o que acontecerá muito em breve”, assegura.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Encerramento de espaços na Serra de Montejunto

Na sequência dos danos provocados pela depressão Martinho, a Real Fábrica do Gelo, o Parque das Merendas, o Centro de Interpretação Ambiental, o bar e o Parque de Campismo na Serra de Montejunto, no Cadaval, encontram-se encerrados por não reunirem as condições de segurança necessárias.

montejunto

Idoso assassinado em casa por estrangeiro com quem se desentendeu

Agostinho Almeida, um idoso de 71 anos, foi morto à facada na madrugada de sexta-feira na sua casa, na aldeia de Amoreira, no concelho de Óbidos, na sequência de divergências com um homem de 31 anos. A esposa e o filho da vítima mortal também foram atacados e sofreram ferimentos graves. O autor confesso destes crimes foi detido.

homicidio2