Q

Previsão do tempo

22° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 20° C
22° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 20° C
22° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 21° C

Esgotos em Óbidos levam CDU a criticar Câmara

4 de Junho, 2014
A CDU de Óbidos emitiu um comunicado a denunciar que “a fossa municipal do Senhor da Pedra, para onde despejam os esgotos do bairro existente ali próximo, está a deitar por fora, tal como acontece ciclicamente e sempre que a Câmara Municipal não tem o cuidado de despejar atempadamente a mesma”. “Este facto revela uma despudorada falta de cuidado pelo bem estar das populações que continuam a estar sujeitas a esta gestão autárquica do PSD que naquilo que é elementar para as populações, não revela eficácia. Esgotos a correr para os campos e para as vias públicas é um verdadeiro atentado à saúde pública e revela o atraso em que, afinal, este concelho se encontra em matéria de condições de vida das populações”, sustentam os comunistas.

“Continuamos a defender que a Câmara Municipal deve definir os meios financeiros que garantam a ligação dos esgotos do aglomerado populacional à ETAR mais próxima e que até lá, não falhem, como sistematicamente tem acontecido, as operações de despejo da fossa, devendo a mesma posteriormente ser desativada”, referem.

O vice-presidente da Câmara de Óbidos, Pedro Félix, esclarece que “o Município não possui, no seu sistema de drenagem de águas domésticas, quaisquer fossas, pelo que o comunicado demostra um total desconhecimento da realidade das infraestruturas do concelho”.

“Quando as redes de drenagem não permitem um escoamento gravítico, existem estações elevatórias (cerca de 40 em todo o concelho), que fazem a bombagem das águas residuais para os coletores interligados às ETAR, locais onde se faz o seu tratamento. É assim que acontece no Bairro do Senhor da Pedra. Aí, existem duas estações elevatórias que recebem o esgoto dos vários loteamentos, que o encaminham ao coletor existente na EN 8, ligado à ETAR das Caxinas, sob gestão da Águas do Oeste”, adianta.

O autarca revela “as estações elevatórias estão equipadas, normalmente, com duas bombas eletromecânicas que, como qualquer equipamento, estão sujeitas a avarias. E é uma avaria numa estação elevatória no local que tem vindo a afetar o normal funcionamento deste sistema”.

“Os serviços técnicos aguardam a reparação das bombas, sendo os resíduos transportados por limpa-fossas até à resolução do problema, o que acontecerá muito em breve”, assegura.

Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Filipe Daniel tomou posse como novo presidente da Câmara

O engenheiro agrónomo Filipe Daniel tomou posse no passado domingo como novo presidente da Câmara Municipal de Óbidos, assumindo-se como uma “renovação de um período dentro do ciclo de governação PSD”, estando acompanhado por “uma equipa de vereadores experientes, que conhecem a realidade e que estão disponíveis para continuar a ajudar a construir o futuro do concelho”.

tomada1

FOLIO considerado “um ponto obrigatório no roteiro dos escritores”

O FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos regressou na passada quinta-feira às ruas da vila, numa edição dedicada a “O Outro”. O evento, que termina no próximo domingo e que conta com 175 autores e escritores presentes em 161 atividades, entre as quais 16 mesas de autor e debates, 23 concertos e 12 exposições, foi “o primeiro evento, desde o início da pandemia, que nos uniu à volta do que é o mais importante nas nossas vidas: a literatura”.

folio1