Q

Previsão do tempo

21° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 31° C
  • Saturday 28° C
21° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 32° C
  • Saturday 29° C
22° C
  • Thursday 27° C
  • Friday 36° C
  • Saturday 33° C

Fernando Costa homenageado pela Associação de Ténis de Mesa de Leiria

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Leiria (ATMDL) homenageou o presidente da Câmara das Caldas com mandato suspenso, Fernando Costa, com a atribuição de sócio de mérito, pelos “múltiplos e relevantes apoios prestados durante anos contínuos ao ténis de mesa do distrito de Leiria”. A sessão teve lugar no restaurante Lisboa, nas Caldas da Rainha, na noite da passada quarta-feira, e contou com a presença da vice-presidente da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa, Margarida Ferreira.
Entrega de lembrança a Fernando Costa

Mário Silva, presidente da assembleia geral da ATMDL, disse que a associação “beneficiou do apoio de várias entidades, mas entre elas há uma que se destaca, a Câmara das Caldas, que é a entidade que no distrito de Leiria mais tem apoiado o ténis de mesa e que permite o germinar das sementes do nosso trabalho”.

O dirigente fez notar que o ténis de mesa “tem uma dinâmica nas Caldas que causa inveja no resto do distrito”. “Caldas tem a sorte de ter um presidente de Câmara e equipa com sensibilidade para o ténis de mesa, o que é muito raro no resto do país e não podíamos deixar passar isto em claro”.

“Caldas dá o apoio que queríamos ter em Leiria, mas as outras câmaras não têm sensibilidade e é notável e invulgar o apoio”, reforçou. Por isso, justificou, a ATMDL, em assembleia geral, decidiu que Fernando Costa devia ser sócio de mérito da associação e “agradecer-lhe o que tem feito pelo ténis de mesa, agora que vai abandonar a câmara das Caldas”.

Para a ATMDL, o contributo da Câmara das Caldas permitiu “o desenvolvimento e crescimento da prática da modalidade a milhares de mesatenistas do distrito”.

Fernando Braz, presidente da direção da ATMDL, destacou também o trabalho do presidente da Câmara em exercício, Tinta Ferreira, quando era vereador do desporto, e elogiou igualmente Jorge Bandeirinha, coordenador técnico do desporto escolar da CAE Oeste.

Desenvolver um curso de formação de treinadores e arranjar um núcleo de árbitros, são alguns dos projetos da nova direção da ATMDL.

Fernando Costa e Tinta Ferreira receberam lembranças da ATMDL. Este último agradeceu o “reconhecimento à colaboração que a Câmara tem dado à coletividade”. “Sempre foi um concelho que teve uma relação forte com esta modalidade, desde o desporto amador ao federado”, apontou, lembrando o papel do Sporting Clube das Caldas, que chegou a jogar em competições europeias.

Tinta Ferreira esteve 14 anos como vereador do desporto e acredita que a futura Câmara irá continuar a apoiar o ténis de mesa. Fez um apelo para que as escolas da Encosta do Sol e do Avenal, e o Centro Escolar de Nossa Senhora do Pópulo, possam incluir o ténis de mesa nas suas Atividades de Enriquecimento Curricular, aproveitando o Pavilhão da Mata, e desafiou também os clubes caldenses a fazerem formação em ténis de mesa.

Fernando Costa, que joga ténis de mesa e dá “cabazadas” aos adversários, revelou que “nunca tive um treinador de ténis de mesa e aprendi sozinho no seminário, onde jogava muito”. “Na faculdade era campeão de torneios, mesmo contra alguns federados. Tenho essa paixão mas não fui atleta”, referiu.

O autarca reconheceu que teve um papel influente no apoio ao ténis de mesa: “O Sporting das Caldas trouxe um treinador-jogador da China porque a Câmara apoiou. Foi o primeiro treinador pago pela Câmara, numa exceção que deu bons frutos”.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Vereador contra “duplicação de subsídios”

O vereador do PS na Câmara Municipal das Caldas da Rainha está contra a atribuição de verbas à ADIO – Associação para o Desenvolvimento Industrial do Oeste para fazer face a despesas com eventos na Expoeste, alegando que “já beneficia de uma comparticipação...

Recriação histórica e noite de fados

No passado dia 6 realizou-se uma recriação histórica e noite de fados, tendo como cenário os lavadouros da freguesia do Vau, no concelho de Óbidos. A recriação histórica ficou a cargo do Rancho Folclórico e Etnográfico Estrelas do Arnóia, da Sancheira Grande,...

vau