Q

Previsão do tempo

11° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 17° C
11° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 17° C
10° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 17° C

Rendilheiras de Peniche e do mundo exibem o engenho com que tecem rendas de bilros

Carlos Barroso

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara Municipal de Peniche irá dinamizar, de 25 a 28 de julho, a Mostra Internacional de Rendas de Bilros. Este evento tem como objetivos valorizar o trabalho da mulher Rendilheira e a arte de tecer a Renda de Bilros, apresentar produtos em renda onde impere a inovação e permitir a troca de experiências em torno deste saber-fazer arreigado em vários pontos do mundo. A novidade deste ano será a apresentação da coleção de modelos exclusivos de calçado português em cortiça com aplicação da Renda de Bilros de Peniche. A notoriedade deste acontecimento tem vindo a acentuar-se no contexto europeu, tornando-o um dos eventos mais emblemáticos desta índole. Desde o ano 2006, que a aposta da autarquia tem sido incisiva na projeção internacional desta arte, passando-se da participação de 1 delegação, para a presença de 20 delegações estrangeiras, em 2013.

Portugal, Suíça, Estónia, Bélgica, França, Inglaterra, Áustria, República Checa, Rússia, Hungria, Itália, Espanha, País de Gales, Índia, Bulgária, são alguns dos países que irão participar neste evento, demonstrando e partilhando técnicas e exemplos de boas práticas em torno deste tipo de artesanato têxtil.

A iniciativa contará com a habitual participação de centenas de rendilheiras trabalhando ao vivo, mostrando o entrelaçado das linhas nas suas almofadas e fazendo soar a melodia dos bilros. Realizar-se-á também uma oficina de técnicas internacionais de Rendas de Bilros e outras atividades, entre as quais se destaca a apresentação de resultados do XXI Concurso de Renda de Bilros de Peniche.

Este concurso, pioneiro na Europa, consagrará, no dia 26 de julho, cerca de 135 trabalhos, o maior número de sempre de trabalhos apresentados a concurso, dos quais 39 foram produzidos por novos concorrentes pertencentes ao escalão A (até aos 16 anos de idade).

A novidade deste ano será a apresentação da coleção de modelos exclusivos de calçado português em cortiça com aplicação da Renda de Bilros de Peniche, originária da sinergia criada entre a Autarquia e a RUTZ, tornando-a num dos momentos altos deste evento.

Destacam-se igualmente os desfiles “Rendas na Moda”, com a exibição de 20 coordenados (vestidos) com aplicações de rendas de bilros de Peniche, concebidos pelos formandos do MODATEX – Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confeção e Lanifícios. Os desfiles terão lugar nos dias 27 e 28 de julho, às 22h00 e 15h00, respetivamente.

Esta organização da Câmara Municipal de Peniche é cofinanciada pelo programa PROMAR e conta com os apoios do Montepio; MC Expo; AXA; Modatex – Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confeção e Lanifícios; RUTZ; Serviços de Acão Social do Instituto Politécnico de Leiria; Clube Recreativo Penichense; José Castanheira, Lda.; N.estilos -Associação de Criatividade do Seixal; Associação Peniche Rendibilros; Associação Comercial Industrial e de Serviços do Concelho de Peniche (ACISCP); E.B. 2.3. D. Luís de Ataíde.

Carlos Barroso

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

La Vie prepara chegada do natal

No âmbito da campanha de natal que decorrerá até dia 23 de dezembro, o La Vie Caldas da Rainha tem um vasto programapreparado. No dia 8 de dezembro pelas 15h00, o Pai Natal vai chegar ao La Vie com o Grupo Motard São Rafael. Traz consigo váriosamigos, entre eles o...

Gaeiras reúne setenta artistas e mil presépios

De 8 a 25 de dezembro vai decorrer, no Convento de São Miguel, nas Gaeiras, a 15a Grande Exposição de Presépios. Duranteestes dias, de quinta a domingo, entre as 14 e as 19 horas, poderão ser vistos cerca de mil presépios de 70 artistas de váriospontos do país....

Venda de presépios com fins solidários

No âmbito do tema aglutinador do Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas D. João II “Ser solidário”, e de forma a desenvolver nos alunos o espírito de solidariedade, a interajuda e a cooperação, a reflexão sobre valores e a sensibilidade de olhar para os outros respeitando-os e poder contribuir para melhorar a comunidade, surgiu o projeto “Ser Solidário é DÊ.MAIS”, a envolver as turmas B e F, do 5.ºano de escolaridade, da Escola Básica D. João II das Caldas da Rainha

venda