Q

Previsão do tempo

13° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
13° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
13° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C

Equipas de Nossa Senhora celebram Dia da Região Oeste

João Polónia

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
As Equipas de Nossa Senhora (ENS) dos Setores de Caldas da Rainha e de Torres Vedras celebraram o Dia da Região Oeste num convívio que marcou o encerramento das suas atividades do ano 2012-2013, participado por duas centenas de cristãos, no Santuário do Senhor Jesus do Carvalhal a 16 de junho.
Celebração decorreu no Santuário do Senhor Jesus do Carvalhal, no Bombarral

Num ambiente descontraído e de festa, o encontro reuniu os casais do movimento, das equipas de Alcobaça, Benedita, Alfeizerão, Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche e Torres Vedras, que juntamente com seus familiares e amigos viveram um dia marcado pela oração e partilha.

Também as Equipas de Jovens de Nossa Senhora (EJNS), equipas Caldas 3, Torres 14 e Torres 15, que recentemente realizaram o seu compromisso, participaram neste dia deixando a confirmação de caminhada de dois anos de existência. Diante da presença de responsáveis do Secretariado Nacional das EJNS pelo Setor da Expansão, foram ainda apresentados os elementos da nova equipa de Alfeizerão.

O Dia da Região Oeste realiza-se de dois em dois anos e assinala o fim do ano do movimento das ENS na Zona Pastoral Oeste. Este encontro tem lugar, de forma rotativa, na área de influência dos dois setores que fazem parte da Região Oeste, Caldas da Rainha e Torres Vedras. Em 2011, o Dia da Região decorreu no Externato de Penafirme, situado na área do Setor de Torres Vedras. Este ano o local escolhido para o efeito foi o Santuário do Senhor Jesus do Carvalhal, no concelho do Bombarral.

Depois de momentos de confraternização, testemunho e diversão, o Dia da Região culminou com a celebração eucarística presidida pelo padre Pedro Jorge Silva, pároco de Peniche e Serra d’El Rei, e Assistente da Região Oeste, no altar campal do Santuário Senhor Jesus do Carvalhal, acolhendo a participação dos equipistas e suas famílias. Na sua homilia, a liturgia de Domingo XI do Tempo Comum acabou por se adequar à espiritualidade conjugal das ENS, pois trata-se da “graça de rasgarmos os nossos corações, enquanto cristãos, para podermos amar da mesma medida, com essa dimensão com que Deus nos ama”. Segundo a primeira leitura, a fraqueza chega a todos os homens, o pecado do rei David é disso uma prova. Mas também chega a todos os homens a misericórdia de Jesus Cristo. Ela se manifesta bem clara na palavra que o profeta de Deus dirige ao rei, primeiro chamando-o à consciência do pecado, depois anunciando-lhe o perdão. A leitura pôs em relevo o acolhimento dado por David à palavra de Deus e o perdão que logo Deus lhe oferece. “Também S. Paulo na segunda leitura nos reafirma, que não é a lei por si só, que nos leva a uma relação de vida com o Senhor e com os outros, mas sim a vivência do amor e do perdão como Cristo nos ensina e da forma como Cristo o vive e nos solicita a viver”, revelou o padre Pedro Silva, manifestando que por isso são realidades “que fazem com que cada casal possa sempre reconstruir a sua vida ao longo das suas múltiplas situações em que a divisão, igualmente muitas vezes pode cair sobre a vida dos casais de cada tempo, e sobretudo também um convite à vida destes casais de Nossa Senhora.

O assistente da Região Oeste manifestou ao JORNAL DAS CALDAS a importância da espiritualidade conjugal na vida dos casais, em pleno Ano da Fé. “Se não for com fé que perdoamos, se não for com a fé que nos sentimos convidados a amar e a viver o amor entre nós, não poderá ser só o mero cumprimento de obrigações e deveres com que os casais procuram viver a sua vida diariamente”, afirmou o padre Pedro Silva reforçando com o recurso, “não chega, não dá, é de facto pela fé que se abre os horizontes do nosso coração para poder acolher o outro na sua fragilidade, nas suas quedas, nas suas tentações, e é só a atitude de perdão, de fé”. Recordando a afirmação do Evangelho: “A quem é muito perdoado, muito ama”, o responsável apontou como prioridade na vida de qualquer casal, o ‘sentido único’ da fé, “para que consigam perceber a importância do amor de Deus e do perdão que damos para restituir vida àqueles cuja perturbação do pecado tira a paz”. “Para que com Nossa Senhora, com a sua sensibilidade e virtude de mãe e mulher, nos conduza sempre ao seu Filho e à plenitude do seu amor”, apelou.

Em entrevista ao JORNAL DAS CALDAS, o casal responsável da Região Oeste, Fátima e Eduardo Frutuoso fez o balanço do Dia da Região, e registou com satisfação o “excelente entendimento” que se tem verificado ao nível da Equipa da Região, resultado de uma “crescente aproximação e cumplicidade entre os dois setores do Oeste”. “Só com esse espírito de equipa e com um trabalho coordenado e solidário é possível organizar atividades com índices elevados de participação e de satisfação dos casais das ENS”, revelaram os responsáveis pela Região Oeste.

“É justo destacar, no contexto desta atividade, o trabalho e a dedicação da Equipa de Setor de Caldas da Rainha, que foi a anfitriã deste Dia da Região, e que, por esse motivo, acabou por ficar encarregue de uma parte significativa das questões logísticas, as quais assumiram com competência e espírito de serviço”, sublinhou Eduardo Frutuoso.

O casal responsável manifestou júbilo pela adesão dos equipistas de Caldas da Rainha e de Torres Vedras, que, mais uma vez, demonstraram a ligação ao movimento e o espírito de união que tem vindo a alicerçar-se entre os dois setores. Segundo a organização, as cerca de 200 pessoas que estiveram presentes no Dia da Região Oeste, equipistas, suas famílias e amigos, constituíram um número significativo de participantes para apenas dois setores.

Relativamente ao programa do dia, o casal responsável considerou importante a participação ativa dos jovens das Equipas de Nossa Senhora no encontro (equipas Caldas 3, Torres 14 e Torres 15), dando o testemunho de caminhada que têm feito nestes quase dois anos de existência, bem como dos casais que os acompanham. “O facto de uma parte relevante de jovens das EJNS serem filhos e netos de casais equipistas mostra bem como a interação entre jovens e casais é fundamental para a saúde e o crescimento do movimento”, garantiu Eduardo Frutuoso destacando igualmente com alegria a presença no Santuário Senhor Jesus do Carvalhal de duas das responsáveis do Secretariado das EJNS pelo Setor da Expansão, “o que revela também a preocupação das estruturas das EJNS em acompanhar as suas equipas de forma permanente”.

Para a equipa responsável, o almoço decorreu em espírito de partilha e de agradável convívio, “tendo sido previsto um espaço de tempo alargado para o efeito, como se pretende sempre num Dia da Região, em que a descontração e o convívio são fatores privilegiados”. Após o almoço, teve lugar um momento festivo, para o qual várias equipas prepararam pequenas atuações (canções, teatralizações, danças, etc.). “Foi um momento agradável e divertido, em que, mais uma vez, foi posta à prova a criatividade dos membros das ENS”, afirmou Eduardo Frutuoso, certo de que “ninguém terá considerado como mal empregue esse tempo”.

“Apesar da temperatura do ar denotar algum arrefecimento, a Eucaristia celebrada pelo padre Pedro Silva proporcionou um ambiente espiritual permitindo deixar os corações confortados e terminar, da melhor forma, um dia de encontro e de convívio fraterno”, manifestou o casal da Região Oeste.

Por último, os responsáveis salientaram a disponibilidade e amizade do escultor Carlos Oliveira, pertencente a uma Equipa de Nossa Senhora das Caldas da Rainha, que, “mais uma vez, se dispôs a colaborar, concebendo e elaborando uma pequena escultura do Padre Henri Caffarel, fundador das ENS, no ano em que comemoramos os 110 anos do seu nascimento, para ser distribuída a todos os participantes. Para ele um bem-haja da Equipa da Região”.

João Polónia

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Pais de Santa Catarina querem melhores condições de atração à escola  

A necessidade de intervenção num estabelecimento de ensino com 30 anos e sem nenhuma obra de fundo ao longo dos mesmos, bem como os problemas das vias de comunicação e dos transportes de alunos, docentes e assistentes operacionais, como fatores que prejudicam a mobilidade e a aproximação acessível, foram sublinhados num momento de partilha e convívio com o objetivo de analisar o presente e promover o futuro, promovido no passado dia 14 pela Comissão de Pais de Santa Catarina.

catarina 1

Campeonatos regionais de veteranos em ténis

Decorreram entre 19 e 22 de abril os campeonatos regionais de veteranos em ténis, tendo o Clube de Ténis das Caldas da Rainha estado representado pelos atletas +40 - Alberto Pereira, Filipe Rebelo, Luís Faustino, Márcio Inácio, Pedro Maia e Ricardo Canhão, +50 - João Correia, Marco Mendes Gomes, Miguel Silva e Rui Silva, e +60 - Rui Fanha.

tenis 3