Q

Previsão do tempo

12° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
13° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 15° C
EDITORIAL

A SAGA DA AUSTERIDADE CONTINUA

Jaime Costa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Após a manifestação dos indignados, ocorrida no passado dia 15 de setembro em diversas cidades do país, o povo voltou a sair à rua no dia 29, em Lisboa, respondendo a um apelo da CGTP, e que juntou pessoas oriundas de diversas sensibilidades ideológicas.

A força popular obrigou o governo a recuar na taxa Social Única (TSU), mas logo o governo estuda outra medida para castigar, mais uma vez, os rendimentos do trabalho – aumentar o IRS.

Assim, de austeridade em austeridade, a recessão caminha em espiral. os portugueses empobrecem, diariamente, sem que se vislumbre uma luz ao fundo do tunel.

Como diz o povo “Casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão” e na presente situação torna-se muito difícil governar, mas insistir na mesma receita do último ano só pode conduzir o país ao caos e à desgraça.

Com a baixa do consumo interno as empresas fecham, o desemprego aumenta e milhares de famílias lutam, deseperadamente, pela sobrevivência.

Perante esta situação dramática que atravessamos, o Primeiro Ministro ao manter-se fiel ao lema “custe o que custar” demonstra uma insensibilidade social dificil de entender ao comum dos mortais.

Essa insensibilidade chega ao ponto de já se admitir o racionamento de medicamentos e exames mais caros para os doentes atingidos por cancro, artrites reumatóides ou sida, como se essas doenças não fossem, só por si, demasiado punitivas.

Se essas medidas são suportadas pelo Conselho de Ética, apetece perguntar: qual é o conceito de ética dos médicos que compõem esse órgão?

Será que se, por ironia do destino (oxalá tal não aconteça), algum dos médicos ou governantes tiver a infelicidade de ser atingido por uma dessas doenças, aplicará a si próprio a tal receita de corte, ou pelo contrário, procurará tratar-se sem restrições através dos mais modernos meios dispostos ao serviço da ciência?

O óbvio da resposta torna a pergunta desnecessária.

Claro que quem está doente procura o melhor caminho para o alívio do sofrimento e da cura contando, para isso, com o trabalho e investigação incessante de milhares de cientistas em todo o mundo.

A negação desse anseio é contra natura!

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss