Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
São Martinho do Porto

Cinco pescadores nadam 300 metros para salvarem-se de naufrágio

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Cinco pescadores que andavam na apanha submarina de algas ao largo de São Martinho do Porto apanharam na passada segunda-feira um valente susto quando o barco que os transportava foi surpreendido por uma onda que fez a embarcação encher-se de água. Os tripulantes, que tiveram de nadar cerca de trezentos metros até terra, conseguiram salvar-se sem ferimentos.
José Pedro, João Paulo, Tito Carvalho, José António e Luís Pérsio

“A onda veio por detrás e apanhou-os desprevenidos, levando o barco a arrear. A água começou a entrar e a encher em poucos segundos”, relatou Luís Marques, proprietário há cerca de dez anos do “Mar-Alto”, com sete metros de comprimento, registada na delegação marítima de São Martinho do Porto.

Era cerca do meio-dia e meia, já com a manhã de trabalho quase cumprida para o regresso a terra, na altura em que se encontravam a sul de São Martinho do Porto, próximo do pesqueiro designado por “Almeirão”, em Salir do Porto, pertencente às Caldas da Rainha.

“Apesar do susto ninguém entrou em pânico e como todos sabemos nadar bem safámo-nos até terra, ultrapassando as dificuldades”, contou o mestre João Paulo, de 47 anos, de Alfeizerão, que foi o único que acabou por ser assistido no quartel dos bombeiros voluntários de São Martinho, por apresentar níveis de glicemia baixos.

Os restantes tripulantes – José Pedro, de 54 anos, e José António, de 60 anos, de Ferrel (Peniche), Tito Carvalho, de 35 anos, de Caldas da Rainha, e Luís Pérsio, de 26 anos, de São Martinho do Porto – não careceram de qualquer assistência.

O barco foi rebocado até ao cais de São Martinho do Porto pela Polícia Marítima, com ajuda de mergulhadores dos bombeiros de São Martinho do Porto e uma mota de água dos bombeiros das Caldas da Rainha.

As operações para retirar o barco para terra demoraram mais de duas horas. A água que estava dentro do barco foi extraída e depois a embarcação içada por um guindaste.

Perderam telemóveis e carteiras

Os tripulantes não tiveram tempo de ativar o pedido de socorro e também perderam os telemóveis, para além das carteiras. O alerta para o naufrágio só chegou à capitania do porto da Nazaré quase duas horas depois, após outra embarcação que passou no local ter comunicado o sucedido.

A Polícia Marítima vai abrir um inquérito para apurar as causas do acidente, que o comandante da capitania da Nazaré, Albuquerque e Silva, admite que possa ter sido provocado por excesso de algas a bordo, que terá levado a embarcação a ficar mais vulnerável à ondulação.

Na altura do acidente o “Mar-Alto” já tinha apanhado cerca de quatro toneladas de algas. Embarcações que navegaram no local recuperaram perto de três toneladas. O produto é vendido a uma fábrica do Barreiro. A apanha é uma prática tradicional em São Martinho do Porto, entre julho e dezembro.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Pais de Santa Catarina querem melhores condições de atração à escola  

A necessidade de intervenção num estabelecimento de ensino com 30 anos e sem nenhuma obra de fundo ao longo dos mesmos, bem como os problemas das vias de comunicação e dos transportes de alunos, docentes e assistentes operacionais, como fatores que prejudicam a mobilidade e a aproximação acessível, foram sublinhados num momento de partilha e convívio com o objetivo de analisar o presente e promover o futuro, promovido no passado dia 14 pela Comissão de Pais de Santa Catarina.

catarina 1

Campeonatos regionais de veteranos em ténis

Decorreram entre 19 e 22 de abril os campeonatos regionais de veteranos em ténis, tendo o Clube de Ténis das Caldas da Rainha estado representado pelos atletas +40 - Alberto Pereira, Filipe Rebelo, Luís Faustino, Márcio Inácio, Pedro Maia e Ricardo Canhão, +50 - João Correia, Marco Mendes Gomes, Miguel Silva e Rui Silva, e +60 - Rui Fanha.

tenis 3