Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C

Óbidos quer criar protótipo de veículos eléctricos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara de Óbidos quer avançar em 2012 com a criação de protótipos para construção de veículos eléctricos para utilização pública, um projecto a desenvolver em parceria com o Massachusetts Institute of Tecnology (MIT), dos Estados Unidos. “Já temos os instrumentos financeiros aprovados e aguardamos apenas a aprovação da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional […]

A Câmara de Óbidos quer avançar em 2012 com a criação de protótipos para construção de veículos eléctricos para utilização pública, um projecto a desenvolver em parceria com o Massachusetts Institute of Tecnology (MIT), dos Estados Unidos. “Já temos os instrumentos financeiros aprovados e aguardamos apenas a aprovação da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) para poder avançar com o projecto no próximo ano”, disse à Lusa o presidente da Câmara de Óbidos, Telmo Faria. A proposta de utilização de veículos eléctricos na vila de Óbidos, surgiu no âmbito de uma parceria entre a autarquia local, a faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa e o MIT, em que alunos e professores das duas universidades foram convidados a apresentar projectos para o desenvolvimento de uma comunidade sustentável e criativa. O projecto de um dos alunos do MIT, apresentado no ano passado, apostou na criação de uma rede de veículos eléctricos, de pequena dimensão, adequados às ruas estreitas da vila medieval de Óbidos, e que pudessem ser utilizados pela população, a partir de várias ‘estações’, em sistema de aluguer. “Isso levou-nos a encetar o projecto paralelo [a esta parceria] com o MIT, no sentido de alguns especialistas passarem algum tempo em Óbidos, a desenvolver um protótipo português, que possa depois ser construído por empresas portuguesas, em vez de importarmos este tipo de carros de outros países”, explicou Telmo Faria. O projecto, orçado em um milhão de euros (candidatado a fundos comunitários através da rede ECOS), é apenas um dos vários desenvolvidos no âmbito da parceria que resultou numa exposição de todos os trabalhos, inaugurada na noite da passada sexta-feira. As propostas dos alunos contemplam soluções de ordenamento territorial e mobilidade urbana para todas as freguesias do concelho (A-dos-Negros, Amoreira, Gaeiras, Olho Marinho, Santa Maria, São Pedro, Sobral da Lagoa, Usseira e Vau) que, de acordo com Telmo Faria, “poderão vir a ser incluídas na revisão do Plano Director Municipal”, que a autarquia espera ter em fase de consulta pública no primeiro semestre de 2012. A reflexão pública dos projectos com a apresentação das soluções propostas pelos alunos para a freguesia de S. Pedro (que inclui a vila muralhada) e vai prolongar-se até Janeiro, incidindo, quinzenalmente, numa freguesia diferente.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Pais de Santa Catarina querem melhores condições de atração à escola  

A necessidade de intervenção num estabelecimento de ensino com 30 anos e sem nenhuma obra de fundo ao longo dos mesmos, bem como os problemas das vias de comunicação e dos transportes de alunos, docentes e assistentes operacionais, como fatores que prejudicam a mobilidade e a aproximação acessível, foram sublinhados num momento de partilha e convívio com o objetivo de analisar o presente e promover o futuro, promovido no passado dia 14 pela Comissão de Pais de Santa Catarina.

catarina 1

Campeonatos regionais de veteranos em ténis

Decorreram entre 19 e 22 de abril os campeonatos regionais de veteranos em ténis, tendo o Clube de Ténis das Caldas da Rainha estado representado pelos atletas +40 - Alberto Pereira, Filipe Rebelo, Luís Faustino, Márcio Inácio, Pedro Maia e Ricardo Canhão, +50 - João Correia, Marco Mendes Gomes, Miguel Silva e Rui Silva, e +60 - Rui Fanha.

tenis 3