Q

Previsão do tempo

23° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 28° C
23° C
  • Saturday 24° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 30° C
23° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 34° C

Romanos em Peniche

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Continuam as pesquisas arqueológicas, em Peniche, para estudar a ocupação romana na olaria do Morraçal da Ajuda. Trata-se de mais uma campanha de escavações promovida pela Câmara Municipal de Peniche desta vez para possibilitar o acesso a dois dos quatro fornos de cerâmica com cerca de 2000 anos, já anteriormente identificados, com a finalidade de […]

Continuam as pesquisas arqueológicas, em Peniche, para estudar a ocupação romana na olaria do Morraçal da Ajuda. Trata-se de mais uma campanha de escavações promovida pela Câmara Municipal de Peniche desta vez para possibilitar o acesso a dois dos quatro fornos de cerâmica com cerca de 2000 anos, já anteriormente identificados, com a finalidade de musealizar, pelo Município, o sítio tornando-o assim visitável ao público. A equipa é formada por quinze voluntários, todos estudantes do curso de Arqueologia, das universidades de Coimbra, Évora, Lisboa, Nova de Lisboa e Porto, orientados por um grupo de arqueólogos da Associação Cultural de Cascais e da Assembleia Distrital de Lisboa. Os trabalhos iniciaram-se no dia 22 de Julho e prolongam-se até dia 12 deste mês, na zona a nascente dos fornos, numa área de despejos de rejeitados da produção oleira romana, onde será construído o caminho de passagem aos futuros visitantes a partir da rua Calouste Gulbenkian. Até ao momento já foram recolhidos materiais da época do principado de Augusto (finais do séc. I a.C.) até finais do século II d.C. e identificada mais uma das bolsas de argila que serviram para extrair a matéria-prima com que os romanos fabricaram, localmente, ânforas e outros objectos de cerâmica.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

“Barcos com História” em exposição em Alfeizerão

“Barcos com História” é como se designa a exposição de modelismo estático de Aníbal Figueiredo que está patente até 31 de julho no espaço Baú das Memórias, em Alfeizerão.Trata-se de uma mostra de 17 miniaturas em madeira que representam barcos que de uma forma ou outra marcaram a história.

Barcos 1

Pimpões com três títulos nos Nacionais de Verão

Entre os dias 12 e 14 de julho, o Complexo de Piscinas do Jamor acolheu o Campeonato Nacional de Piscina Longa para os escalões de Juvenis, Juniores, Seniores e Open de Portugal, contando com a presença de 809 atletas, representando 110 equipas. Os Pimpões levaram uma comitiva de 10 nadadores.

nacional

António Moura no Triatlo Starman Portugal

O caldense António Moura, em representação do clube Vitória de Janes, participou na terceira edição do Triatlo Starman Portugal, na distância de half-ironman, ficando em 11º lugar da geral e em 1º lugar no escalão 60-64 anos.

moura