Q

Previsão do tempo

12° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 23° C
12° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 23° C
12° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 27° C
  • Thursday 25° C

Obras de abertura de um novo canal na Lagoa já começaram

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Começaram na passada segunda-feira as obras de abertura de um novo canal mais a sul, da embocadura da Lagoa de Óbidos. Estas obras vão demorar cerca de 70 dias e vão ser essencialmente realizadas por máquinas por terra, uma vez que não existem condições técnicas para entrar uma draga na Lagoa. Esta informação foi veiculada […]
Obras de abertura de um novo canal na Lagoa já começaram

Começaram na passada segunda-feira as obras de abertura de um novo canal mais a sul, da embocadura da Lagoa de Óbidos. Estas obras vão demorar cerca de 70 dias e vão ser essencialmente realizadas por máquinas por terra, uma vez que não existem condições técnicas para entrar uma draga na Lagoa. Esta informação foi veiculada pelo Ministério do Ambiente, que pediu ao Governo Civil de Leiria para avisar as autarquias de Caldas e de Óbidos, assim como as Juntas de Freguesia e entidades marítimas para a realização das obras de abertura de um novo canal, mais a sul, como forma de protecção da margem norte da Praia da Foz do Arelho que tem vindo a desaparecer por acção do mar. Segundo o que conseguimos apurar junto do Governo Civil de Leiria, estas obras já estavam previstas, mas acabaram por ser antecipadas por alguns dias devido à acção da Ministra do Ambiente que terá dado “um puxão de orelhas” aos técnicos do INAG, principalmente à sua vice-presidente, que veio complicar na última reunião aquilo que já estaria acordado, mas devido a toda esta atrapalhação, Dulce Pássaro exigiu que as obras fossem realizadas o mais rápido possível e como tal, tiveram início já no final de Março. Esta acaba por ser uma vitória dos autarcas e população sobre os responsáveis do INAG que em muito têm vindo a protelar qualquer intervenção na Lagoa, remetendo sempre qualquer acção para pareceres e estudos realizados pelo LNEC. Estas obras de reposição da aberta têm ainda como objectivo a colocação de areia no lado norte para que haja praia da Foz do Arelho. O Governo Civil de Leiria está a realizar toda a pressão no sentido de ser colocada uma draga na Lagoa para que este trabalho seja realizado com maior rapidez e com isso demore menos tempo e se gaste menos dinheiro. Por outro lado, por questões técnicas não deverá ser possível a colocação de um equipamento com a envergadura de uma draga na Lagoa, pelo facto de não ter plano de água para entrar. Ainda assim esta possibilidade não está a ser posta de parte, uma vez que a colocação de uma draga na Lagoa nesta altura poderia ser sinónimo de dragagens antecipadas, e com isso algumas areias iriam ser retiradas antes da época balnear e depois como programado iriam continuar as grandes dragagens.   Carlos Barroso

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Soprano caldense lança álbum

A soprano caldense Rita Marques realiza no dia 29 de maio, pelas 21h00, no Teatro Armando Cortez/Casa do Artista, o concerto de lançamento do seu novo álbum, “Belcanto”, em que é acompanhada ao piano por Cameron Burns.

rita

Vasco Trancoso ganha concurso de fotografia

O Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos distinguiu Vasco Trancoso com o 1.º prémio da secção “O Nosso Olhar”, no concurso de fotografia “Olha-Me!”.

vasco

Solidariedade de Vidais com São Tomé e Príncipe

O ex-presidente de Junta e de Assembleia de Freguesia de Vidais, José António, está em São Tomé e Príncipe numa viagem em que levou cadernos e livros, lápis, canetas e diversos materiais escolares, para oferecer às crianças locais, muito carenciadas em quase todos os aspetos.

vidais