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Inventor caldense aperfeiçoa carro movido a energia eólica

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O carro movido a energia eólica concebido por João Jesus, um inventor das Caldas tem novo protótipo e já tem nome, denominando-se “energy auto sol e vento”. “Aperfeiçoei a ideia inicial, fiz uma série de experiências e criei novos modelos de turbinas. São uma base de ensaio para captação de energia eólica e transformar em […]
Inventor caldense aperfeiçoa carro movido a energia eólica

O carro movido a energia eólica concebido por João Jesus, um inventor das Caldas tem novo protótipo e já tem nome, denominando-se “energy auto sol e vento”. “Aperfeiçoei a ideia inicial, fiz uma série de experiências e criei novos modelos de turbinas. São uma base de ensaio para captação de energia eólica e transformar em energia para gerar corrente para um carro eléctrico”, explicou. “Foram muitas horas de trabalho e de muitas experiências falhadas, de materiais danificados, mas avancei bastante no aproveitamento da energia eólica”, confessou o inventor residente no Coto. O sistema de alimentação do carro são as turbinas que são desenvolvidas artesanalmente por João Jesus, mas nas pequenas correcções conseguiu aumentar o número de rotações “só com ligeiros acertos nas lâminas das turbinas”. João Jesus julga que com um fabrico e em série poder-se-á aperfeiçoar-se e “tirar ainda mais rendimento. Mas da experiência que fiz tenho a certeza que isto dá rendimento”. Neste novo desenvolvimento, João Jesus concebeu dois kits de turbinas que podem ser aplicadas em qualquer carro, contudo, um carro normal tem de sofrer uma modificação na frente, na zona do motor, para receber uma dessas turbinas, além de ter várias baterias para a poder armazenar. Porém, alerta que este sistema que estuda e produz “é para um carro criado de raiz para ser utilizado e não é um sistema para utilizar num carro normal”. O inventor sabe que estão em estudo dois tipos de carros eléctricos e que poderão vir a receber uma destas duas turbinas que concebeu no último ano de estudo, mais uma vez de forma solitária. “Nunca fui contactado porque não entendem o sistema. Começaram a pensar que eu estava a desenvolver uma máquina de desenvolvimento perpétuo e isto são dois sistemas paralelos que não interferem um no outro, mas são dependentes um do outro. Um sistema gera, com turbinas, corrente e armazena-a nas baterias e outro sistema é do motor que consome a energia que as baterias tem e que fazem o veículo andar”, explica. João Jesus julga que o motor eléctrico tem de ser criado com cerca de 10 a 15 cavalos, para que o carro ande a 90km/h e esse motor não pode ter um consumo exagerado, tipo 100 amperes-hora. “O carro pode tornar-se autónomo, mas o motor tem de ter consumo reduzido para que a turbina que gera corrente a poder armazenar nas baterias”. “Os geradores de corrente têm de ser criados. As baterias têm de ser mais leves e devem aceitar carga em meia hora e não em quatro horas como actualmente”, referiu. Apesar de todos estes avisos, João Jesus revelou que o ensaio “é eficiente ainda porque mesmo sem vento a deslocação do veículo produz energia” que é acumulada nas baterias por acção das turbinas. Segundo o criador, as coisas estão mais definidas para o sistema de alimentação para o carro eléctrico, mas ainda é preciso ser estudado por outras pessoas ou por uma equipa, o desenvolvimento de um motor, um gerador e uma bateria, mostrando-se o criador caldense disponível em colaborar.   Carlos Barroso

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