Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
13° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
13° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C

Peniche e Nazaré fustigadas por ondas de sete metros

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Ondas de sete metros deixaram no passado dia 11 um rasto de destruição na costa de Peniche e Nazaré, inundando restaurantes e lojas, com vidros a ficarem partidos e portas a serem arrancadas com a força das marés, que galgaram estradas e barreiras artificiais. Os prejuízos são grandes e não estão cobertos pelos seguros por […]
Peniche e Nazaré fustigadas por ondas de sete metros

Ondas de sete metros deixaram no passado dia 11 um rasto de destruição na costa de Peniche e Nazaré, inundando restaurantes e lojas, com vidros a ficarem partidos e portas a serem arrancadas com a força das marés, que galgaram estradas e barreiras artificiais. Os prejuízos são grandes e não estão cobertos pelos seguros por se tratar de um “acidente natural”. Em Peniche, a fúria das ondas partiu a vedação em madeira de um bar junto à costa, na Praia da Gambôa. A estrutura da esplanada também foi afectada, havendo lajes de cimento levantadas. Numa escola de surf a água transportou areia para uma arrecadação onde estava o material. António Sales, pescador reformado, revelou que “a água passou a estrada, a cerca de 200 metros da costa, e as lanchas dos pescadores só não foram arrastadas porque estavam bem presas”. Na Praia do Quebrado, pedregulhos na estrada transportados pelas ondas tiveram de ser retirados por funcionários da Junta de Freguesia da Ajuda. “São as maiores marés do ano”, exclamou Hercílio Luís. Maria Celeste, proprietária há 30 anos de uma casa de produtos turísticos na marginal da Nazaré, nem queria acreditar no cenário para o qual foi chamada a ver de madrugada pela Polícia Marítima. “Eram duas e meia da manhã quando me bateram à porta de casa para me dizerem que tinha a água a encher-me a loja”, relatou. Ao chegar ao nº39 da Avenida da República, a água do mar inundava o imóvel, após ter destruído uma porta lateral. De nada valeram as protecções de madeira colocadas na frente da loja, à semelhança de outros comerciantes que em anos anteriores viram as ondas invadir-lhes os estabelecimentos, embora com menos prejuízos do que agora. “Ninguém esperava que houvesse estas ondas. Agora tenho muitos artigos estragados”, lamentou. No Restaurante Aleluia, o proprietário, António Estrelinha, também contabilizava os danos. “Uma porta e vidro partidos e inundação até à cave, mas não podemos fechar, porque isto já está mau só com as refeições que servimos, quanto mais pensar em encerrar”, comentou. Situações idênticas passaram outros estabelecimentos, como uma residencial, vários restaurantes e lojas. “Recebemos dez chamadas a pedir socorro para retirar a água em caves e rés-do-chão”, indicou o comandante dos bombeiros voluntários da Nazaré, Alberto Mendes, que fez deslocar para a marginal da Nazaré dez elementos e três viaturas da corporação. “É uma situação atípica e que apanhou as pessoas desprevenidas”, comentou. Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss