Q

Previsão do tempo

9° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 12° C
9° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 13° C
8° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 13° C

Alberto Campos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O poeta-atleta Professor reformado, atleta de triatlo e há poucos anos também escritor. Alberto Campos, 60 anos, natural das Caldas da Rainha, editou em Janeiro, por sua conta, uma compilação de cerca de 30 poemas, mas está em conversações com a Câmara Municipal para editar um livro com poemas sobre a cidade. O caldense foi […]
Alberto Campos

O poeta-atleta Professor reformado, atleta de triatlo e há poucos anos também escritor. Alberto Campos, 60 anos, natural das Caldas da Rainha, editou em Janeiro, por sua conta, uma compilação de cerca de 30 poemas, mas está em conversações com a Câmara Municipal para editar um livro com poemas sobre a cidade. O caldense foi engenheiro técnico agrário e deu aulas em várias escolas. Nos últimos quinze anos trabalhou junto de alunos do ensino especial e foi com eles que o gosto literário despertou. “Para motivar os alunos comecei a pedir-lhes para escreverem histórias e comecei a fazer o mesmo”, contou ao JORNAL DAS CALDAS. Foi assim que escreveu os primeiros contos e poesias, há quatro anos, vindo a publicar na imprensa local alguns dos trabalhos. Em Janeiro deste ano publicou o seu primeiro livro de poesia mística, intitulado “Quando Acordar”. “Tem uma base religiosa, no seguimento de reflexões sobre a leitura a que me dediquei sobre a espiritualidade”, referiu. Editou 150 exemplares para oferecer, pagando cerca de 300 euros do seu bolso. Mas o seu objectivo centra-se na publicação de “As minhas duas cidades”, livro de poemas para o qual procura obter o apoio da autarquia. “Baseia-se sobretudo em vivências da minha cidade natal, imaginando-a renovada, atribuindo-lhe e aos seus habitantes valores talvez mesmo só possíveis na nossa imaginação ou nos nossos sonhos”, descreveu. Trata-se de “um olhar crítico sobre a cidade”, com duas faces – “a minha nova cidade” e “a cidade actual”. Alberto Campos confessou que se voltasse atrás no tempo teria enveredado mais cedo pela literatura – em vez do curso de economia. Mas inspiração e vontade de escrever não lhe faltam. Na família, a filha Rita, de 27 anos, parece igualmente seguir a mesma tendência. Professora de educação física, também há poucos anos se dedica à escrita, tendo lançado com sucesso a obra “O Gato Juno”. “É engraçado porque foi quase na mesma altura em que comecei a escrever. Ela pediu-me para ler a obra dela e ver se estava bem e eu fiz-lhe o mesmo”, comentou Alberto Campos. O poeta tem outra faceta pela qual é mais conhecido. Ao longo de mais de três décadas dedicou-se ao desporto de competição, investindo nele quase todo o seu tempo livre. Arrecadou 25 títulos de campeão nacional em veteranos em provas de triatlo e duatlo e foi quatro vezes campeão ibérico. Participou em três campeonatos da Europa de duatlo e alcançou uma medalha de prata. Actualmente está retirado das provas desportivas e no tempo livre dedica-se aos poemas e à música. “Aprendi solfejo e agora ando a experimentar flauta”, relatou. Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Radar nas Caldas

A PSP informou que vai efetuar operações de controlo de velocidade com radar instalado nas Caldas da Rainha no dia 16 de janeiro.

radares

Shuttle Time em badminton

O MVD, das Caldas da Rainha, vai realizar o 1º Shuttle Time no Centro de Alto Rendimento de Badminton em Caldas da Rainha, no dia 18 de janeiro, das 09h30 às 14h00, em parceria com a Federação Portuguesa de Badminton e a Associação de Badminton do Distrito de Leiria.

Ténis de mesa do Sporting das Caldas em campeonatos

Os jogadores seniores/veteranos do Sporting das Caldas de ténis de mesa continuam esta época 2024/25 a participar nos campeonatos da Federação Challenge (3º escalão) e no Circuito Nacional de Veteranos.

mesa