Q

Previsão do tempo

13° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 18° C
13° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 18° C
14° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 19° C

Literatura ibérica lança ponte entre Caldas da Rainha e Albacete

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os municípios de Caldas da Rainha e Albacete (Espanha) estabeleceram uma parceria no âmbito do Projeto Europeu Comenius Regio “Lectores Ibéricos: Clubes de Lectura” com o objetivo de desenvolver as competências de leitura dos alunos dos dois municípios, recorrendo às novas tecnologias. O Programa Comenius Régio é um programa promovido pela Agência Nacional Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida (PROALV) com fundos europeus e que pretende aumentar os níveis de conhecimento e coesão entre as várias regiões que compõe a comunidade europeia.

Neste âmbito, Caldas da Rainha recebe esta semana a visita de uma comitiva constituída por professores e responsáveis pela área da Educação do município espanhol de Albacete, cuja receção oficial está agendada para a próxima quinta-feira, às 10h30, na sala de sessões da Câmara Municipal.

Com a duração de dois anos letivos (entre 2012 a 2014) envolve, para além dos dois municípios, instituições parceiras de caráter educativo. A nível local, encontram-se associadas a este projeto a Escola Secundária de Raúl Proença, a Associação Nacional de Animação e Educação e a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.

A parceria bilateral estabelecida entre os dois municípios irá promover a troca de experiências e de boas práticas entre as diferentes instituições educativas com o objetivo de desenvolver as competências de leitura dos alunos em idade juvenil (14 –16 anos).

Recorrendo à utilização das novas tecnologias (eReaders e eBooks) serão desenvolvidas diversas atividades que fomentem o interesse e a motivação dos alunos para a leitura e para os autores portugueses e espanhóis.

Do programa de trabalho desta deslocação fazem parte visitas a escolas do ensino básico e secundário do concelho, reuniões com professores e bibliotecários, bem como visitas de caráter cultural a vários pontos do município das Caldas da Rainha.

Paralelamente será criada uma rede de cooperação entre as duas regiões, que envolverá os agentes educativos das comunidades escolares, com o intuito de promover o conhecimento e o diálogo intercultural através da leitura, dando-se a conhecer obras literárias e autores contemporâneos de ambos os países.

Entre as atividades previstas no decurso do projeto será ainda de salientar a elaboração de estudos diagnósticos, a organização de ações de formação e seminários, reuniões de parceiros e disseminação das boas práticas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

O 25 de Abril foi feito por jovens 

“O 25 de Abril foi feito por jovens de 20 a 29 anos”, disse Amílcar Coelho, um dos rapazes dos tanques no 25 de abril de 1974, que foi um dos oradores da conferência que assinalou os 50 anos da Revolução dos Cravos, que decorreu no passado dia 24 no Centro Cultural e Congressos das Caldas da Rainha, organizada pelo Conselho da Cidade em parceria com o município das Caldas da Rainha.

25

Capitania recomenda distanciamento de tubarões azuis na Lagoa de Óbidos

A Capitania do Porto de Peniche emitiu um aviso a relatar o avistamento na Lagoa de Óbidos de dois exemplares da espécie tintureira/tubarão azul com cerca de dois metros de comprimento, alertando que “desconhecendo-se a sua eventual perigosidade para os humanos, sugere-se manter a devida distância de segurança”.

tintureiras

Equipa juvenil do Acrotramp é vice-campeã nacional

Constituída por Rita Laranjeira, Lara Murtinho, Zoe Mendes e Madalena Gonçalves, a equipa do Acrotramp Clube de Caldas é vice-campeã nacional em duplo minitrampolim (1ª divisão), na sequência do campeonato que decorreu nos dias 27 e 28 de abril, no Pavilhão Desportivo de Loulé, reunindo cerca de 500 ginastas, distribuídos pelas diferentes categorias.

acrotramp1