Beatriz Amorim, que tem 16 anos e frequenta o 11º ano do curso de Ciências e Tecnologias da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, faz parte da seleção portuguesa do World Schools Debating Championships (WSDC), considerada a competição de debate escolar mais prestigiada do mundo.
A caldense integrou a comitiva nacional no WSDC, em 2024 na Sérvia, e foi selecionada novamente para representar Portugal na edição de 2025, realizada no Panamá.
“Há muitos anos que eu tenho procurado online por projetos em que possa participar fora da escola e, por sorte, descobri o início da organização de debate escolar em Portugal”, contou.
Nessa altura, em janeiro de 2024, candidatou-se para fazer parte da seleção portuguesa de debates e foi uma das selecionadas.
A International Portuguese Debate Association, coordenada por Gabriel Guia, funciona de uma forma online, com treinadores internacionais. Para além da caldense, os restantes participantes são de Lisboa. “Até julho estivemos em formação e a treinar”, explicou.
Na primeira competição mundial, na Sérvia, venceram o prémio de melhor seleção estreante, e em 2025, no Panamá, conseguiram ganhar vários debates. “Foi uma experiência incrível, conhecemos pessoas do mundo inteiro”, contou Beatriz Amorim.
A partir dessa altura, começaram também a dar mentoria a outros jovens sobre esta modalidade, em várias escolas do país.
Beatriz Amorim, que quer seguir a área da ciência política quando seguir para o ensino superior, é também uma ativista.
A jovem criou, em 2023, um clube em Portugal da organização “Girl Up”, que tem como foco principal promover a justiça de género e a igualdade de direitos. O clube tem cerca de 30 membros e tem desenvolvido várias atividades. Beatriz Amorim foi também nomeada como uma das 15 conselheiras desta organização internacional.
A caldense tem participado também na iniciativa Parlamento dos Jovens e em 2024 esteve na Assembleia da República como uma das representantes do distrito de Leiria. Este ano está novamente a participar, embora ainda falte passar a etapa distrital.
Nas Caldas da Rainha, Beatriz Amorim começou recentemente a participar nas iniciativas do Gabinete da Juventude, que espera ser o espaço onde localmente possa também ter um papel interventivo. “Tenho amigas que fazem parte e acho que é o espaço ideal para fazer o que eu quero”, concluiu.










