Na sequência de uma denúncia no dia 23 de janeiro a dar conta do envio de águas residuais industriais diretamente para uma linha de água, os elementos do SEPNA foram ao local e confirmaram a descarga no Rio do Corga, afluente do Rio Real, inserido na Bacia Hidrográfica da Lagoa de Óbidos.
No decorrer das diligências, foi apurado que a situação se deveu a uma avaria na bomba da Estação de Tratamento de Águas Residuais Industriais (ETARI) da destilaria.
Desta ação resultou a identificação da indústria de produção de vinhos, tendo sido elaborado um auto de contraordenação ambiental por rejeição de águas residuais industriais diretamente para uma linha de água, sem o devido tratamento.
O processo foi remetido à Administração da Região Hidrográfica do Tejo e Oeste (ARHT) – Polo de Caldas da Rainha, sendo a infração punível com uma coima que pode atingir o valor máximo de 144 mil euros.
A GNR, através do SEPNA, tem como preocupação diária a proteção do ambiente, apelando à denúncia de situações que o coloquem em causa. Para o efeito, encontra-se disponível a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), em funcionamento permanente para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.










