O passeio esteve a cargo da Associação de Criadores de Puro-sangue Lusitano do Oeste (ACPSLO), com o apoio da Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste (ACCCRO), da Câmara Municipal das Caldas da Rainha e da União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório.
Ao som das ferraduras e dos relinchares, o desfile começou junto ao pavilhão da Expoeste e percorreu as principais ruas da cidade, com as iluminações natalícias a despertar curiosidade e entusiasmo. Moradores e turistas registaram o momento com os telemóveis, admirando a elegância dos cavalos e cavaleiros trajados a rigor.
Na Praça 25 de Abril, junto ao largo com a árvore de natal gigante, os cavalos fizeram uma pausa. Em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, o pároco João Sobreiro abençoou os animais e cavaleiros com água benta, invocando proteção divina. As iluminações de natal permaneceram acesas até Dia de Reis.
Segundo a ACPSLO, o jantar que se seguiu reuniu cerca de 250 pessoas, “números que refletem não apenas adesão, mas sobretudo compromisso, paixão e sentido de pertença”.
A associação destacou ter “contribuído de forma significativa para dar ainda mais vida, cor e alegria ao Caldas Natal Encantado”. “Um dia em que sentimos que contribuímos verdadeiramente para preservar a tradição e elevar a nossa cidade enquanto destino que ambicionamos ver reconhecido e valorizado”, referiu.
A associação agradeceu ainda a presença de todos os participantes, incluindo aqueles que enfrentaram condições meteorológicas adversas ou deslocações longas.
A Câmara Municipal das Caldas da Rainha destacou a elegância do traje, a qualidade do desfile e a importância desta iniciativa para a cidade.
A ACPSLO espera muita afluência nos dias 1, 2 e 3 de maio no evento Oeste Lusitano.










