Reconhecida pela sua ação política, social e cultural, a Rainha Dona Leonor (1458–1525) inspira esta mostra que reúne obras históricas da coleção do Museu e criações contemporâneas de artistas que revisitam o seu legado à luz de novas sensibilidades. Entre os destaques encontra-se o emblemático retrato de José Malhoa (1926), apresentado em diálogo com trabalhos de Estela Baptista Costa, Joana Subtil, Tânia Martins e Carlos Tavares Pedro.
A exposição integra ainda projetos educativos, como “Rainha Somos Todos Nós”, desenvolvido pela Escola Secundária Raul Proença, nas Caldas da Rainha, reforçando as recentes iniciativas do Museu José Malhoa focadas na colaboração com a comunidade — sobretudo escolar — e na promoção do pensamento crítico.
Organizada pela equipa do Museu José Malhoa, a exposição procura, por um lado, evocar a Rainha Dona Leonor através das representações visuais que contribuem para a construção do imaginário em torno da monarca. Por outro lado, propõe atualizar essas evocações, apresentando obras que destacam a visão de artistas da região — caso do vídeo “Fora D’Água”, de Tânia Martins e Carlos Tavares Pedro, que será exibido no âmbito da mostra.
Segundo Nicole Costa, diretora do Museu José Malhoa, “a exposição traz ao público a Rainha Dona Leonor através dos olhos dos artistas que integram a nossa coleção e, igualmente, de criadores contemporâneos, acrescentando novos significados a esta personagem e aproximando-a do público atual. Trata-se de mais uma iniciativa do Museu José Malhoa que visa contribuir para o alargamento das reflexões sobre a arte e as suas narrativas, reafirmando o nosso compromisso de fomentar diálogos entre passado, presente e futuro, valorizando a contínua capacidade da arte para gerar novas leituras e experiências”.
Patente até fevereiro de 2026, prevê-se que o vídeo “Fora D’Água” seja disponibilizado às escolas interessadas, ampliando o campo de atuação do Museu José Malhoa e promovendo novas reflexões sobre a figura da Rainha Dona Leonor. Paralelamente, serão desenvolvidas várias iniciativas associadas à exposição, como visitas orientadas e concertos, conforme é habitual na programação do Museu José Malhoa.









