O evento, organizado pela Porbatata – Associação da Batata de Portugal, em parceria com o COTHN – Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional, e pela Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas, contando com o apoio do Município do Bombarral, reuniu produtores, técnicos, representantes da indústria e distribuidores.
O presidente da Câmara Municipal do Bombarral, Ricardo Fernandes, sublinhou a importância estratégica desta fileira para a economia.
Durante a manhã foi apresentado um painel técnico dedicado à proteção fitossanitária da batateira, com a participação da Direção-Geral da Alimentação e Veterinária e das empresas Certis Belchim, Bayer, BASF e Corteva, que abordaram os desafios da redução de substâncias ativas e as novas soluções para o controlo de infestantes e nemátodes.
A sessão culminou com uma mesa-redonda sobre as oportunidades e desafios de 2026, que com representantes da HortaPronta, José Guerra Lda, Hagel Seguros, Mercadona, Agência Portuguesa do Ambiente e Direção-Geral da Alimentação e Veterinária, e foi encerrada por António Gomes, presidente da Porbatata.










