Estão presentes nesta edição peças de 19 artesãos, que incluem trabalhos em cerâmica, tecelagem, madeira, cabaça, macramé, amigurumi, joalharia, papietagem, costura criativa, missanga e bordado das Caldas da Rainha, entre outros.
São centenas de trabalhos de artesanato que demonstram não só o talento local, como o gradual crescimento da Associação de Artesãos. Segundo Cristina Capinha, 1ª secretária da associação, neste momento aglomeram já 29 artesãos.
O presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Vítor Marques, acompanha a Associação de Artesãos “há muito tempo” e passou pelo mercado. Afirmou que nota “muita qualidade no grupo, que é cada vez mais diversificado”, tanto em áreas de artesanato, como em nacionalidades. “Isto leva a uma exposição mais diferenciada e rica”, disse o autarca, garantindo que a Câmara “tem sempre vontade e disponibilidade de conciliar formas e meios” para prestar apoio.
Uma vez que os produtos são variados, os preços também o são. “Cada artesão define o preço da sua peça”, revelou Cristina Capinha, lembrando que a maior parte dos membros da associação produzem as peças nos seus tempos livres, enquanto mantêm um emprego.
Tendo em conta que o mercado tem duração de um mês, os artesãos preparam peças extra para reposição após venda, o que assegura que até ao seu encerramento haverá sempre uma grande panóplia de artigos em venda. Segundo Cristina Capinha, logo no primeiro dia do Mercado de Natal já se tinha vendido “de tudo um pouco”.
Na tarde da inauguração, Ana Duarte foi um dos membros da associação que esteve no mercado. A artesã produz fruta desidratada, um hobby que a mantém ocupada na reforma. Explora sabores locais, como a maçã e a pera-rocha, que recolhe à mão, mas também utiliza frutas como o morango, melancia, abacaxi com chocolate, dióspiro, pêssego, melão e muito mais. Chegou a vender os seus produtos na Praça da Fruta e entrou na Associação de Artesãos em 2019, um passo que acredita que a ajudou a chegar mais longe. Atualmente já tem “uma boa margem de clientes” e participa em algumas feiras.
Neste momento a Associação de Artesãos está a tratar de arranjar artistas para proporcionarem momentos musicais no Mercado de Natal. Ainda no espírito natalício haverá uma caixa de correio para o Pai Natal, onde os mais pequenos podem deixar os seus desejos. Todas as crianças que deixarem uma carta na caixa de correio vão receber uma prenda de natal da associação.
O mercado está aberto de quinta a domingo, das 10h00 às 18h00. Como exceções, vai também estar disponível ao público dias 1, 8, 22 e 23 de dezembro, sendo este o último dia do mercado.










