Durante o intercâmbio, as vinte ceramistas das Caldas da Rainha selecionadas na sequência das candidaturas enviadas para o Centro de Artes participam em vários workshops e conferências e têm ainda a possibilidade de expor os seus trabalhos na mostra “A Cerâmica e as mulheres. Como as mulheres se tornaram protagonistas”, que integra igualmente obras de 27 ceramistas italianas. Esta exposição será exibida nas Caldas da Rainha de 28 de março a 3 de maio do próximo ano.
O programa tem como objetivo promover o intercâmbio cultural e profissional entre as ceramistas das Caldas da Rainha e de Deruta, valorizar o papel das mulheres na cerâmica artística, e ainda estimular a igualdade de género e o empreendedorismo feminino no setor criativo.
Além das ceramistas, a comitiva das Caldas da Rainha é ainda composta pela vereadora da Cultura, Conceição Henriques, pelo Chefe da Unidade de Cultura do Município de Caldas da Rainha e Ponto Focal de Caldas da Rainha – Cidade Criativa da UNESCO, José Antunes, pela Chefe da Unidade da Educação, pela Chefe da Unidade de Divulgação e Marketing, por elementos das equipas técnicas da cultura e do turismo do Município, e ainda por representantes da Escola Superior de Artes e Design, da ADOC – Associação Design, Ofícios e Cultura, da Associação de Artesãos de Caldas da Rainha, da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, da CENTRA – Associação de Amigos do Centro de Artes, da GAMC – Grupo de Amigos do Museu da Cerâmica, dos SILOS Contentor Criativo, da AptCVC – Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica, e do Museu do Hospital e das Caldas.
No primeiro dia do programa, a comitiva caldense foi recebida nos Paços do Concelho de Deruta pelos autarcas locais.









