Outros elementos de iluminação serão distribuídos pelas principais ruas da vila, criando harmonia entre as fachadas das habitações, adornadas com as suas grinaldas natalícias, e a iluminação que enquadra e ilumina o traçado das ruas.
O acender de luzes, no passado dia 11, juntou apontamentos de teatro musical e dança alusivos ao natal, levados a cabo pela Ofícios com História, e a música do quarteto dos Soldadinhos de Chumbo, bem como o magusto com castanhas, águapé, ferraduras, batata-doce e o “Café da Avó”, como dita a tradição da época, antecipando o Óbidos Vila Natal, que se iniciará a 28 de novembro e decorrerá até 4 de janeiro.
“Ao acendermos as luzes que iluminam as nossas muralhas, ruas, praças e monumentos, acendemos também algo mais profundo: a luz da esperança, da união e da solidariedade que define esta época e o espírito da nossa terra”, referiu Filipe Daniel, presidente da Câmara Municipal de Óbidos.
“Óbidos é, há muito, um lugar de encanto, cultura e partilha. Mas no natal, transforma-se num espaço ainda mais especial”, acrescentou.
Pedro Rodrigues, presidente do Conselho de Administração da Óbidos Criativa, comentou que “ao vermos Óbidos iluminar-se com as cores e o brilho do natal celebramos a capacidade de criar, imaginar e emocionar”.
A iluminação de natal na vila de Óbidos deste ano conta com um investimento a rondar os 25 mil euros (em material e mão-de-obra), tendo em conta que o Município de Óbidos e a empresa municipal Óbidos Criativa dispõem de material próprio que foi sendo adquirido ao longo dos anos, em iluminação LED, e a instalação é realizada quer por uma empresa especializada, quer pelos colaboradores da empresa municipal.










