Todos os anos, desde 2002, os cidadãos europeus têm uma semana inteira de atividades dedicadas à mobilidade sustentável, com o objetivo de promover o debate sobre a necessidade da mudança de comportamentos relativamente à mobilidade, nomeadamente, no que diz respeito à utilização do automóvel particular.
Neste sentido, Caldas da Rainha irá desenvolver um conjunto de atividades, desde logo, aulas de zumba e pilates abertas à comunidade, caminhadas pelos percursos pedestres “Rota do Paul de Tornada”, “Rota da Barragem” e “Rota de Alvorninha”, jogos dedicados à mobilidade sustentável, uma visita guiada a diferentes pontos históricos e naturais da cidade, passeios seniores pela Ilha Ecológica (desenvolvida no âmbito do projeto municipal BioRainha), pelo Parque Urbano das Águas Santas e pelo Parque Abraço Verde, um circuito noturno pela cidade para conhecer e perceber a importância e o impacto da luz no património, aulas para ensinar a andar de bicicleta destinada a crianças e adultos, aulas de badminton e basquetebol, ambas na rua, para toda a população, aulas de canoagem no Parque D. Carlos I, aulas de kempo ao ar livre, entre outras propostas.
Uma das novidades deste ano é o “Desafio 10.000 passos”, que o Município irá lançar aos munícipes. Os primeiros cem cidadãos que conseguirem atingir os dez mil passos diários, durante a semana da mobilidade, e conseguirem comprovar esse registo (através dos resultados obtidos numa app do telemóvel ou num smartwatch), irão receber um bilhete para um dos espetáculos de Jazz no CCC. A ideia é incentivar os cidadãos a caminhar, promovendo a mobilidade sustentável. Para receber o ingresso, cada pessoa deverá mostrar na bilheteira do CCC o comprovativo dos dez mil passos, entre os dias 16 e 22 de setembro.
O Município das Caldas da Rainha afirma que ao longo dos anos tem implementado medidas permanentes no âmbito da Mobilidade Sustentável, tais como a instalação de lombas redutoras de velocidade e de suportes para estacionamento de bicicletas, criação de novas passadeiras para peões e, mais recentemente, a requalificação da Rua da Estação, com a criação de uma via ciclável.
O programa completo da Semana Europeia da Mobilidade, com horários e localização, será divulgado brevemente.









