“A arte de moldar o aço está mais viva do que nunca. Com raízes profundas na tradição e um presente marcado pela inovação, a cutelaria artesanal conquista cada vez mais entusiastas e novos praticantes. É neste contexto que nasce a NAIFA, um evento que promete transformar Caldas da Rainha no ponto de encontro de cuteleiros, colecionadores, fornecedores e apaixonados por facas, ferramentas e histórias afiadas”, descreve a organização.
A NAIFA – Feira da Cutelaria é promovida pela CENTRA – Associação dos Amigos do Centro de Artes e conta com os apoios da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, do CCC e do Centro de Artes das Caldas da Rainha. O evento integra o programa das Cidades Criativas da UNESCO, no qual Caldas da Rainha se destaca pela área do artesanato e artes populares.
Durante dois dias, o foyer do CCC será palco de uma mostra viva do saber fazer tradicional aliado às mais recentes técnicas e materiais. Será uma oportunidade para conhecer, experimentar e adquirir peças de cutelaria artesanal.
Com portas abertas a partir das 10h00, a exposição de cutelaria, com curadoria de Paulo Tuna (The Bladesmith), Carlos Norte (Lombo do Ferreiro) e do colecionador José Falcão, será uma das grandes atrações do evento.
Pelas 12h00 haverá o lançamento do livro de Justino Pavia e às 14h00 demonstração e degustação de presunto e queijos (Queijos Santa Quitéria) com prova de vinhos (Casa Antero). Pelas 15h00 realiza-se o Desafio de Campeões: Competição de corte entre cuteleiros de renome. Às 17h00 começam conversas afiadas sobre naifas, colecionismo e cutelaria ibérica (com prova de vinhos), com os “3 Zés”: José Falcão, José Lança e José Antunes. O encerramento é às 19h00.
No segundo dia continua a exposição de cutelaria artesanal e pelas 12h00 terá lugar uma demonstração de afiação com Paulo Tuna e nova degustação de presunto e queijos com prova de vinhos. Pelas 16h00 será sorteada uma peça de cutelaria e o encerramento será às 17h00.
Estão confirmados mais de 40 cuteleiros nacionais e internacionais.









