Previsão do tempo

14° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
14° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
15° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 15° C

Contributo para políticas culturais e da educação com participação caldense

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Acaba de ser publicada a Adenda da Juventude à Carta do Porto Santo - Caldas da Rainha/Loulé 2025, que envolveu a participação de cerca de 400 estudantes e diplomados da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) e de jovens habitantes das Caldas da Rainha.
Alguns dos participantes na Adenda da Juventude à Carta do Porto Santo - Caldas da Rainha/Loulé

Promovida pelo Plano Nacional das Artes (PNA), contou com a parceria e cooperação do Instituto Politécnico de Leiria, através da unidade de investigação LIDA – Laboratório de Investigação em Design e Artes, com sede na ESAD.CR, e da Cátedra UNESCO em Gestão das Artes e da Cultura, Cidades e Criatividade, associada à ESAD.CR.

Visa aprofundar o conteúdo proposto na Carta do Porto Santo, promovido e coproduzido pelo PNA em 2021 como um mapa orientador de recomendações a aplicar no paradigma da democracia cultural na Europa. O documento agora publicado acrescenta a perspetiva de jovens que vivem atualmente na Europa, com idades compreendidas entre os 16 e os 30 anos, sendo um instrumento político e cívico destinado a orientar a tomada de decisão nos domínios da cultura e da educação.

Com um foco claro na ação, propõe estratégias para fortalecer a cidadania cultural, combater desigualdades e repensar modelos institucionais, tornando-os mais acessíveis e representativos, ao mesmo tempo que incentiva a criação de redes de colaboração entre territórios e promove a descentralização cultural.

A Adenda propõe seis temas-chave, cada um apresentado com um contexto geral seguido de propostas de ação que podem ser implementadas pelos jovens, nomeadamente: a participação cultural e cidadania; as desigualdades no acesso à cultura; a inclusão versus a hierarquia e elites; a cultura digital e desafios éticos; as condições de trabalho dos trabalhadores de cultura; e a educação da cultura e das artes.

“Todos os jovens envolvidos neste processo são participantes ativos no paradigma cultural e social, cujas vozes são fundamentais para a criação de políticas culturais inclusivas e democráticas. A participação dos mais jovens na construção destas políticas é fundamental para aumentar a sua capacidade de ação e reforçar o seu ativismo na defesa da cidadania cultural. Da parte das instituições culturais, é importante fomentarem esse envolvimento das gerações mais novas. Ao fazê-lo, estão também a investir no futuro”, realça Lígia Afonso, professora da ESAD.CR e investigadora do LIDA,

A Adenda celebra duas cidades – Caldas da Rainha e Loulé -, que se têm revelado essenciais para este processo, honrando a ideia de descentralização cultural e da transformação das regiões periurbanas em centros de produção de políticas culturais.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Exposição GRAVE 4 no CCC

Foi inaugurada a 12 de abril, na Galeria de Exposições do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, a Mostra Coletiva de Arte Visual GRAVE 4.

grave2

José Viegas é o primeiro entrevistado da nova rubrica mensal “Gente com História”

O Jornal das Caldas dá início a uma nova rubrica que pretende dar destaque a pessoas que, de forma discreta ou visível, contribuem para a nossa comunidade e fazem realmente a diferença.
Em “Gente com História” vamos dar a conhecer quem são estas pessoas, o que fazem no dia-a-dia e o que as move. Queremos ir além dos títulos ou cargos e mostrar o lado mais humano e verdadeiro de quem dedica tempo, talento ou energia a melhorar a vida dos outros.
Uma vez por mês, vamos conversar com cidadãos de diferentes áreas – da cultura à educação, da saúde ao desporto, da solidariedade à inovação – sempre com a mesma missão: dar voz a quem merece ser ouvido.
Porque a região Oeste é feita de pessoas. E são as pessoas que fazem a diferença.

Jose Viegas 2 1
Q