O evento irá prestar homenagem às grandes invenções científicas que mudaram o mundo, destacando a sua influência no nosso quotidiano e, claro, na produção do próprio chocolate. Desde a complexa transformação do cacau até às mais avançadas técnicas de confeitaria, sob a curadoria do chef Francisco Siopa, executive pastry chef no Penha Longa Resort, contará com a presença de mais de 80 chefs conceituados da restauração portuguesa, bem como alguns dos melhores mestres chocolateiros internacionais.
Showcookings, concursos e demonstrações podem ser encontrados na vasta programação. O evento inclui ainda diversas atrações, com especial destaque para as esculturas em chocolate, com dinâmicas de esculturas ao vivo em permanência, e um laboratório produzido totalmente em chocolate. Nestes espaços, e durante os três fins de semana, diversos chefs chocolatiers de renome internacional irão demonstrar o seu talento e criatividade, criando peças inspiradas no universo da ciência.
Além disso, os visitantes poderão aproveitar experiências divertidas como a descoberta de fósseis em chocolate, reproduzir técnicas de cozinha molecular, criar planetas em chocolate e conhecer o chocolate através dos cinco sentidos.
Para conhecer melhor o chocolate, é impreterível a visita ao Mercado de Chocolate e à zona dedicada às marcas e chocolatiers, bem como conhecer os cocktails e chocolate ou o espaço de vinho e chocolate.
A recriar o mundo da paleontologia, o evento terá ainda um espaço lúdico dedicado aos dinossauros, em parceria com o Dino Parque.
“Óbidos transforma-se num verdadeiro paraíso para os amantes do chocolate, combinando inovação, tradição e a beleza única da nossa vila”, refere Filipe Daniel, presidente da Câmara Municipal de Óbidos. “Estamos confiantes de que esta edição, a exemplo das anteriores, será um grande sucesso, reforçando o posicionamento de Óbidos como um destino turístico de referência nesta área, no momento em que está prestes a firmar-se como destino escolhido para a sede da Plataforma Nacional do Chocolate, em protocolo com a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal”.
Esta Plataforma pretende contribuir para o conhecimento e valorização dos profissionais e das atividades económicas associados ao chocolate, mas também promover a valorização da chocolataria artesanal.
Para tal, pretende-se contar com a colaboração de diversas entidades públicas e privadas, nomeadamente produtores, agricultores, distribuidores, prestadores de serviços, comerciantes, municípios, associações, estabelecimentos de ensino e investigação e cidadãos, constituindo-se, cada uma delas, como membros desta Plataforma.
O presidente da Câmara destaca, ainda, o impacto que a futura Academia Internacional de Chocolate, numa parceria com o Turismo de Portugal, irá significar para o território.
Ricardo Duque, presidente do conselho de administração da Óbidos Criativa, empresa organizadora do festival, aproveita para reafirmar a importância deste evento não apenas como um espaço de lazer, mas também como uma plataforma de conhecimento e valorização do setor. “A presença de institutos formativos e especialistas na área reforça o nosso compromisso com a inovação e o desenvolvimento técnico, proporcionando ao público a oportunidade de explorar novas abordagens, desde a arte do chocolate até às mais recentes tendências da gastronomia molecular”, acrescenta.
Crianças dos três aos onze anos pagam oito euros e o bilhete a partir dos doze anos custa dez euros. Estudantes e seniores pagam nove euros, mediante apresentação de cartão comprovativo.









