“Quero deixar um profundo agradecimento a todos os que se envolveram com empenho e dedicação nestes dias intensos de trabalho e esperança. Agradeço sinceramente a todos os candidatos às Assembleias de Freguesia, à Assembleia Municipal e à Câmara Municipal de Óbidos. O vosso compromisso e espírito de equipa foram fundamentais para esta caminhada”, manifestou.
O autarca social-democrata deixou também uma palavra aos adversários políticos: “Reconheço que com a sua disponibilidade para a causa pública engrandeceram ainda mais a vitória do PSD. A democracia constrói-se com pluralidade, respeito e participação — e todos contribuíram para isso”.
A candidatura do PSD de Óbidos informou que, 24 horas após o término do ato eleitoral, todo o material de campanha colocado no espaço público estava totalmente removido.
Depois de um processo recente de rutura com alguns elementos do seu partido que o acompanhavam no executivo camarário, Filipe Daniel ultrapassou as dificuldades que poderia ter encontrado e até reforçou a votação.
O PSD obteve 54,94% dos votos (5 eleitos, mais 1), PS 27,14% (2 eleitos, menos 1), Chega 10,23%, CDU 2,67% e CDS 1,22%. Em branco houve 2,66% e nulos 1,15%.
Na Assembleia Municipal teve maioria absoluta de forma direta, nem sendo preciso somar as juntas de freguesia ganhas, ao contrário do que se passou em 2021. Agora o PSD conseguiu 53,56% (13 eleitos, mais 3), PS 26,59% (6 eleitos, menos 3), Chega 11,32% (2 eleitos, menos 1), CDU 3,24% (perdeu o deputado que tinha) e CDS 1,25%. Em branco houve 2,74% dos votos e nulos 1,31%. Fernando Jorge Silva, presidente da Assembleia Municipal, será reconduzido, perante estes resultados.
Na freguesia de Vau, a vitória foi de Frederico Lopes. Era já o presidente de Junta, só que pelo PSD, com o qual conseguiu 5 lugares. Agora será presidente através do movimento Vau Afirmar e Unir, tendo recolhido 44,91% dos votos (4 lugares). O PSD obteve 23,91% (2 lugares, menos 3), PS 21,16% (1 lugar, menos 1), Chega 5,01% e CDU – 0,48%.
Na freguesia de Amoreira, o PS atingiu 44,89% (5 eleitos, mais 1). José Horta foi reeleito presidente. O PSD ficou pelos 42,11% (4 eleitos, menos 1) e Chega (8,84%).
Na freguesia de Gaeiras, Pedro Vieira foi eleito presidente pelo Gaeiras Primeiro, com 54,13% (6 eleitos, menos 1), Novo Rumo 22,12% (2 eleitos), PS 11,45% (1 eleito), Chega 5,80% e CDU 2,97% (perdeu os dois eleitos). O Gaeiras Primeiro tem o apoio do PSD e Pedro Vieira já assumia as funções de presidente desde finais de junho, com a saída de Ricardo Duque para o gabinete da ministra da Cultura, Juventude e do Desporto, Margarida Balseiro Lopes.
Na freguesia de Olho Marinho, Helder Mesquita foi eleito presidente, sucedendo a Sandrina Patriarca. O PSD conseguiu 70,77% (8 eleitos, mais 4) e Chega 16,47% (1 eleito). PS e CDU, que no total tinham cinco eleitos, não concorreram.
Na freguesia de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa, Bruno Duarte foi eleito presidente pelo PSD, com 49,76% (5 lugares, mais 2). Conquistou a Junta de Freguesia que era do PS, liderada por João Rodrigues. O movimento Mais Freguesia recolheu 18,52% (2 lugares), PS 17,66% (2 lugares, menos 4), Chega 8,36% e CDU 1,95%.
Na freguesia de A-dos-Negros, Ricardo Santos foi eleito presidente pelo movimento Mais Freguesia com 45,69% (5 eleitos). Unidos pela Freguesia obteve 39,08% (4 eleitos, menos 3), PS 7,67% (perdeu os dois eleitos) e Chega 5,22%. Heitor Conceição era o presidente pelo Unidos pela Freguesia.
Na freguesia de Usseira, Sandra Bebiano foi eleita presidente pelo Unidos pela Usseira, com 55,97% (4 eleitos). O PSD ficou com 34,40% (3 eleitos) e Chega com 6,24%. Em 2021 ganhou Dionísia Félix pelo Movimento pela Usseira com 6 eleitos e o Chega teve 1.









