Q

Previsão do tempo

13° C
  • Saturday 17° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 16° C
13° C
  • Saturday 17° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 17° C
14° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 17° C

Município caldense desenvolve Plano Estratégico de Desenvolvimento Económico

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
 O Município das Caldas da Rainha está a desenvolver o Plano Estratégico de Desenvolvimento Económico das Caldas da Rainha, assumindo o compromisso de “estabelecer os alicerces para o futuro da economia do concelho”.
O Plano será apresentado pela Câmara no primeiro trimestre de 2025

 
O Município das Caldas da Rainha está a desenvolver o Plano Estratégico de Desenvolvimento Económico das Caldas da Rainha, assumindo o compromisso de “estabelecer os alicerces para o futuro da economia do concelho”.

Visando ser um “elemento fundamental na afirmação do território e na melhoria da qualidade de vida dos caldenses”, o Plano será apresentado no primeiro trimestre de 2025 e pretende ser um “instrumento de planeamento e de promoção do desenvolvimento económico sustentável do Município, essencial à captação de mais investimento para o concelho”, apoiando empresas num âmbito de maior proximidade e estimulando o tecido empresarial.

O Plano Estratégico está estruturado em três fases sequenciais: a caraterização das atividades económicas (fase 1), que visa compreender as especificidades internas e os desafios de competitividade do concelho; a formulação de uma visão e estratégia de médio/longo prazo para o desenvolvimento económico e a identificação de setores estratégicos (fase 2); e a definição de uma orientação operacional (fase 3), traduzida na identificação de projetos transformadores que viabilizem e estimulem a ativação da estratégia definida na fase 2.

A elaboração deste documento, que conta com o apoio técnico da consultora EY-Parthenon, não está dissociada do envolvimento dos agentes locais e da comunidade, pelo que todas as fases de trabalho incluem processos de auscultação e de participação, e um processo de inquirição.

Pretende-se que a discussão alargada do documento gere consenso em torno das principais tendências, oportunidades e desafios económicos de futuro para o concelho das Caldas da Rainha, além de estimular a criação de redes e plataformas colaborativas para o desenvolvimento da economia local. Neste contexto, a Câmara Municipal das Caldas da Rainha incentiva os diversos agentes económicos do concelho a participarem nos momentos de auscultação que serão oportunamente divulgados, deixando a sua marca no planeamento económico futuro do concelho.

“Sendo o concelho de Caldas da Rainha, hoje, um importante polo económico do Oeste, que apresenta um dinamismo económico significativo, o desenvolvimento do Plano Estratégico desenrola-se numa situação económica e geopolítica particular, reforçando a importância de elaborar um documento orientador que irá permitir ao Município implementar uma estratégia para o desenvolvimento económico mais coerente e flexível, adequada às potencialidades locais e articulada com as realidades regional e nacional”, justifica a Câmara.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Peniche, Um Mar de Natal” com muita animação

“Peniche, Um Mar de Natal” é o programa de animação promovida pela Câmara Municipal de Peniche para esta época e que teve início pelas 18h00 da passada sexta-feira com a inauguração da iluminação pública de natal, na Praça Jacob Rodrigues Pereira.

luzes

Festival de sopas

A Associação Recreativa Desportiva Quiterense, no Valado de Santa Quitéria, é palco da 14ª edição do Festisopa, no dia 30 de novembro, a partir das 19h30.

festisopa

A arte nas Caldas entre 1950 e 2024

A exposição  '74 x Caldas = uma ideia clara? A partir da coleção da Caixa Geral de Depósitos (CGD)' vai decorrer entre 28 de novembro e 3 de março, exceto terças e feriados, no Centro de Artes das Caldas da Rainha e na Biblioteca da Escola Superior de Artes e Design (ESAD.CR).

arte