Q

Previsão do tempo

7° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 12° C
  • Friday 8° C
7° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 12° C
  • Friday 8° C
7° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 12° C
  • Friday 7° C

Município caldense desenvolve Plano Estratégico de Desenvolvimento Económico

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
 O Município das Caldas da Rainha está a desenvolver o Plano Estratégico de Desenvolvimento Económico das Caldas da Rainha, assumindo o compromisso de “estabelecer os alicerces para o futuro da economia do concelho”.
O Plano será apresentado pela Câmara no primeiro trimestre de 2025

 
O Município das Caldas da Rainha está a desenvolver o Plano Estratégico de Desenvolvimento Económico das Caldas da Rainha, assumindo o compromisso de “estabelecer os alicerces para o futuro da economia do concelho”.

Visando ser um “elemento fundamental na afirmação do território e na melhoria da qualidade de vida dos caldenses”, o Plano será apresentado no primeiro trimestre de 2025 e pretende ser um “instrumento de planeamento e de promoção do desenvolvimento económico sustentável do Município, essencial à captação de mais investimento para o concelho”, apoiando empresas num âmbito de maior proximidade e estimulando o tecido empresarial.

O Plano Estratégico está estruturado em três fases sequenciais: a caraterização das atividades económicas (fase 1), que visa compreender as especificidades internas e os desafios de competitividade do concelho; a formulação de uma visão e estratégia de médio/longo prazo para o desenvolvimento económico e a identificação de setores estratégicos (fase 2); e a definição de uma orientação operacional (fase 3), traduzida na identificação de projetos transformadores que viabilizem e estimulem a ativação da estratégia definida na fase 2.

A elaboração deste documento, que conta com o apoio técnico da consultora EY-Parthenon, não está dissociada do envolvimento dos agentes locais e da comunidade, pelo que todas as fases de trabalho incluem processos de auscultação e de participação, e um processo de inquirição.

Pretende-se que a discussão alargada do documento gere consenso em torno das principais tendências, oportunidades e desafios económicos de futuro para o concelho das Caldas da Rainha, além de estimular a criação de redes e plataformas colaborativas para o desenvolvimento da economia local. Neste contexto, a Câmara Municipal das Caldas da Rainha incentiva os diversos agentes económicos do concelho a participarem nos momentos de auscultação que serão oportunamente divulgados, deixando a sua marca no planeamento económico futuro do concelho.

“Sendo o concelho de Caldas da Rainha, hoje, um importante polo económico do Oeste, que apresenta um dinamismo económico significativo, o desenvolvimento do Plano Estratégico desenrola-se numa situação económica e geopolítica particular, reforçando a importância de elaborar um documento orientador que irá permitir ao Município implementar uma estratégia para o desenvolvimento económico mais coerente e flexível, adequada às potencialidades locais e articulada com as realidades regional e nacional”, justifica a Câmara.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Caldas Food Festival animou Avenida 1º de Maio com 16 carrinhas de comida

O Caldas Food Festival, que decorreu de 6 a 8 de dezembro, na Avenida 1º de Maio, nas Caldas da Rainha, voltou a conquistar o paladar de centenas de pessoas. O evento contou com 16 food trucks que ofereceram aos visitantes uma oferta gastronómica diversificada, com iguarias de diferentes origens, criando um ambiente de partilha cultural e de celebração da gastronomia nacional e internacional.

Caldas Food Festival 1

Hospital das Caldas vai voltar a realizar cirurgias ao cancro da mama

O Hospital das Caldas da Rainha, integrado na Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO), vai retomar as cirurgias ao cancro da mama. O anúncio foi feito ao JORNAL DAS CALDAS pelo deputado caldense na Assembleia da República, Hugo Oliveira, que destacou a importância desta decisão para os utentes e para a região.

cirurgia

Conferência sobre Turismo e Património destaca desafios e oportunidades para as Caldas

No passado dia 3, o Café Central, nas Caldas da Rainha, foi palco de uma conversa informal sobre turismo e património, organizada pelo PSD local. Moderada pela especialista em turismo Teresa Leal, a sessão contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, que abordou o panorama atual do setor e as suas perspetivas futuras, com ênfase na relevância do turismo para a região Oeste.

Turismo e Patrimonio