Q

Previsão do tempo

22° C
  • Tuesday 30° C
  • Wednesday 27° C
  • Thursday 25° C
22° C
  • Tuesday 31° C
  • Wednesday 28° C
  • Thursday 26° C
22° C
  • Tuesday 35° C
  • Wednesday 30° C
  • Thursday 28° C

Projeto A.R.C.A. 27, uma iniciativa para o futuro da educação na região Oeste

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Segundo informação enviada ao JORNAL DAS CALDAS, o projeto promove uma “aprendizagem em rede, comunidade e autonomia, resultando numa proposta inovadora de educação cujo propósito é a criação de uma escola-piloto que seja uma verdadeira comunidade de aprendizagem”. Este movimento, que já conta com mais de 200 pessoas, começou numa pequena reunião de pais, professores […]
Cada aluno terá um plano de aprendizagem individual

Segundo informação enviada ao JORNAL DAS CALDAS, o projeto promove uma “aprendizagem em rede, comunidade e autonomia, resultando numa proposta inovadora de educação cujo propósito é a criação de uma escola-piloto que seja uma verdadeira comunidade de aprendizagem”.

Este movimento, que já conta com mais de 200 pessoas, começou numa pequena reunião de pais, professores e crianças/jovens que se transformou numa rede de comunidades de aprendizagem com a possibilidade de se constituir numa rede de escolas-piloto. “Estas escolas não têm salas, horários, exames, nem muros, sendo as aprendizagens individuais, centradas nos interesses dos alunos e concretizadas através de metodologias ativas, como o trabalho de projeto desenvolvido em comunidade e responsabilidade… e com muita alegria”, lê-se no documento.

O principal objetivo do projeto A.R.C.A. 27 é “criar um novo modelo educativo, assente na relação dialógica entre tutores e alunos, nas suas necessidades e interesses, e que promova o desenvolvimento sustentável e comunitário”.

De acordo com a informação, a escola-piloto compromete-se a “garantir que todos os alunos adquiram os conhecimentos e competências necessárias ao cidadão do futuro, capaz de assegurar a sustentabilidade do planeta, a equidade, a alteridade e os direitos humanos, através da prática de uma cidadania ativa e global”.

O currículo a ser implementado é desenvolvido na escola pública portuguesa, com base nas Aprendizagens Essenciais (AE) e no Perfil do Aluno (PASEO), no entanto, com metodologias participativas, com foco na criança/jovem e nas relações que estes estabelecem com os outros e com o mundo, com uma forte ligação aos espaços exteriores, à comunidade local e à natureza e numa comunicação sistemática com a família.

Existem ainda metodologias que “provoquem motivação e curiosidade para alcançar novos conhecimentos e que promovam o desenvolvimento de competências, numa lógica de aprendizagem ao longo da vida”.

Cada aluno terá um plano de aprendizagem individual, desenvolvido com a orientação de um tutor. “Este plano será ajustado conforme os seus interesses e necessidades, promovendo uma aprendizagem significativa, consequente, transdisciplinar e baseada em projetos”.

A organização e funcionamento da escola serão democraticamente acompanhados numa assembleia de escola, que incluirá estudantes, tutores, docentes e encarregados de educação, com voz ativa nas decisões.

Segundo o documento enviado, o sucesso do A.R.C.A. 27 “depende da colaboração com diversos parceiros, como as autarquias e os agrupamentos escolares, as instituições académicas, entidades públicas, privadas e do setor associativo”. “Este modelo de organização procura integrar a escola na comunidade local, promovendo um sentimento de pertença e coesão social”.

O Projeto A.R.C.A. 27 representa uma abordagem inovadora e integrada para a educação, visando preparar os alunos para os desafios do século XXI. Através de um modelo educativo centrado na comunidade, “na autonomia e na sustentabilidade, esta escola-piloto procura criar um ambiente de aprendizagem dinâmico e inclusivo, capaz de formar cidadãos conscientes e preparados para contribuir positivamente para a sociedade e o planeta”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Mais alunos e mais turmas nas Escolas de Óbidos

Mais alunos, mais turmas, mais funcionários e a obtenção de duas certificações que garantem a qualidade do ensino profissional e regular, marcam o arranque deste novo ano letivo nas escolas de Óbidos.

escolas 1

Feto humano chegou à ETAR das Águas Santas através dos esgotos

A Polícia Judiciária está a investigar a origem de um feto humano que foi encontrado numa Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) nas Caldas da Rainha. O feto chegou através dos esgotos, revelaram fontes contactadas pelo JORNAL DAS CALDAS.

feto3

Incêndio na Mata de Porto Mouro

Um incêndio em povoamento florestal na Mata de Porto Mouro, nas Caldas da Rainha, foi combatido por 87 bombeiros apoiados por 22 viaturas e uma aeronave, na passada quinta-feira.