Q

Previsão do tempo

18° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
18° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
17° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 24° C

“Rota do Voluntariado Local” juntou 14 associações no Parque D. Carlos I

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Rota do Voluntariado Local” é como se designa a iniciativa que juntou no passado dia 25, no Parque D. Carlos I, 14 associações das Caldas da Rainha que fazem trabalho voluntário para ajudar a comunidade. A iniciativa é da União das Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, que, dado o sucesso, vai voltar a realizar a “Rota do Voluntariado Local”, pelo menos duas vezes por ano.
Pedro Brás disse que o evento deu a conhecer as associações locais

Foi na zona do Parque das Bicicletas que as entidades, cada uma com a sua tenda, se uniram e mostraram ao público os inúmeros projetos de voluntariado que existem nas Caldas da Rainha de missão de entreajuda.

Segundo o presidente da União das Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, o objetivo passou por “sensibilizar a população para a missão do voluntariado, promovendo o contacto com organizações de ação social e humanitária, e dar a conhecer o grupo de pessoas inspiradoras que contribuem para a construção de um concelho melhor”.

“Foi uma forma das pessoas ficarem a conhecer melhor as associações locais, os seus objetivos e suas necessidades”, adiantou o autarca.

Estiveram presentes associações com causas distintas que trabalham na área de cariz social, animal e ambiental. “Trabalham em diversas áreas, mas todas têm em comum o trabalho voluntário meritório enquanto expressão de cidadania ativa numa missão de entreajuda e entrega”, salientou Pedro Brás.

O intuito é também as “diferentes entidades mostrarem o que precisam e ainda as associações conhecerem-se umas às outras”, referiu.

Para a iniciativa foi criado um jogo onde as pessoas recebiam um cartão onde estavam identificadas todas as associações e depois passavam por cada instituição e respondiam a um desafio e recebiam um carimbo. “Quando faltava apenas um carimbo para terminarem a rota, a associação com quem finalizaram o percurso em vez de carimbar escrevia “entregue”, o que significa que estavam reunidas as condições para ser entregue um saco de pano feito de propósito para a iniciativa e que tinha no interior jornais locais e bolos secos entregues pela Refood Caldas da Rainha”, explicou Pedro Brás.    

Segundo o presidente, foram feitos mil sacos personalizados com o nome “Rota do Voluntariado Local”, que foi sugerido pela coordenadora do núcleo das Caldas da Rainha da Refood, Carla Jesus, e depois a imagem do logotipo foi criada pelo designer Manuel Bandeira Duarte, que também faz parte da Associação Ambiental “Ágora”.

“Esta foi a primeira edição e estamos a pensar realizar a “Rota do Voluntariado Local” duas vezes por ano. Temos tido várias reuniões com todas as associações e o ambiente tem sido fantástico e criaram-se sinergias entre as várias entidades”, salientou Pedro Brás. Deu o exemplo de “uma senhora com um problema oncológico que está a ser ajudada pelo Olha-Te e que também tinha um animal de estimação e como está com poucos recursos financeiros a responsável pelo Olha-Te falou com uma associação que ajuda animais que se prontificou a dar alimentos”. “Algumas associações já estão a trabalhar em rede”, sublinhou o autarca, que considera importante “dignificar, enaltecer e apoiar o voluntariado, porque é cada vez mais crucial na nossa sociedade”. 

Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, Manuel Bandeira Duarte disse que fez um logotipo “universal para se poder utilizar em qualquer evento e representa todas as associações na vertente dos animais, alimentação, saúde, ambiental, humanitária e também reproduz os voluntários”.  

A “Ágora”, de que faz parte, é uma organização com cerca de um ano e que tem na sua génese de duas iniciativas cívicas: a #ecodogswalk e a #CALDASSempreLimpa. Tem como missão contribuir para que a comunidade do concelho das Caldas ganhe “consciência ecológica, numa perspetiva de preservar os recursos e aumentar a capacidade de adaptação dos cidadãos face às consequências das alterações climáticas na região”.

Destacou o jogo com a entrega do saco, que fez com que as “pessoas visitassem e conhecessem todas as entidades”. “Foi acima de tudo um momento de partilha, onde conversámos com os visitantes, brincámos com as crianças e trocámos sorrisos com os voluntários das associações presentes”, relatou.

Célia Antunes, do Olha-te, que tem como missão apoiar gratuitamente doentes oncológicos e familiares diretos, disse que foi um evento “extraordinário que juntou um grupo de pessoas pela proposta de Pedro Brás e já perguntei quando é que se vai realizar o próximo porque fomenta-se aqui uma partilha e um conhecimento”. “Consegue-se neste tipo de eventos uma proximidade com outras entidades que é extremamente importante e traz vantagens para todos”, afirmou. 

Participaram na “Rota do Voluntariado Local” a Refood Caldas da Rainha, o Banco Alimentar do Oeste, Crapaa- Caldas da Rainha Associação Protetora dos Animais Abandonados, Rotary Club das Caldas da Rainha, Liga Portuguesa Contra o Cancro, Ágora – Associação Ambiental, Cruz Vermelha Portuguesa Litoral Oeste Norte, Associação Rede Leonardo Da Vinci – Proteção Animal, Adra – Associação Adventista para o Desenvolvimento, Recursos e Assistência, Viagem de Volta, Coração com Vida, Olha-Te, Ordem do Trevo e Soroptimist International de Caldas da Rainha.

voluntariado 2
Manuel Bandeira Duarte foi o autor da imagem da “Rota do Voluntariado Local”
voluntariado 4
A Ordem do Trevo destacou a partilha entre as associações
Voluntariado 3
O Olha-Te considerou que a iniciativa uniu as entidades locais
(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Encapuzado detido com punhal de meio metro

Um jovem de 18 anos foi detido pela PSP das Caldas da Rainha na posse ilegal de um punhal com quase meio metro de comprimento total e com cerca de 25 centímetros de lâmina, considerada uma arma proibida.

punhal

Ágora inaugurou sede no Bairro da Ponte

A associação ambiental Ágora inaugurou, com uma pequena festa a 12 de outubro, a sua sede, no Largo Frederico Ferreira Pinto Basto, num espaço cedido pela União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro.

agorasede

Primeiro-Ministro em Peniche para conhecer investimentos de milhões de euros

O Primeiro-Ministro fez na passada segunda-feira uma deslocação a Peniche para ver três projetos que envolvem investimentos de milhões de euros. Participou na abertura do Pavilhão Multiusos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, conheceu os planos do Polo de Peniche do Hub Azul da Associação Smart Ocean e esteve na inauguração da nova unidade de transformação de pescado fresco da Omni Fish.

montenegro03