Q

Previsão do tempo

18° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 20° C
18° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 21° C
19° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 24° C
  • Tuesday 22° C

“Rota do Voluntariado Local” juntou 14 associações no Parque D. Carlos I

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Rota do Voluntariado Local” é como se designa a iniciativa que juntou no passado dia 25, no Parque D. Carlos I, 14 associações das Caldas da Rainha que fazem trabalho voluntário para ajudar a comunidade. A iniciativa é da União das Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, que, dado o sucesso, vai voltar a realizar a “Rota do Voluntariado Local”, pelo menos duas vezes por ano.
Pedro Brás disse que o evento deu a conhecer as associações locais

Foi na zona do Parque das Bicicletas que as entidades, cada uma com a sua tenda, se uniram e mostraram ao público os inúmeros projetos de voluntariado que existem nas Caldas da Rainha de missão de entreajuda.

Segundo o presidente da União das Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, o objetivo passou por “sensibilizar a população para a missão do voluntariado, promovendo o contacto com organizações de ação social e humanitária, e dar a conhecer o grupo de pessoas inspiradoras que contribuem para a construção de um concelho melhor”.

“Foi uma forma das pessoas ficarem a conhecer melhor as associações locais, os seus objetivos e suas necessidades”, adiantou o autarca.

Estiveram presentes associações com causas distintas que trabalham na área de cariz social, animal e ambiental. “Trabalham em diversas áreas, mas todas têm em comum o trabalho voluntário meritório enquanto expressão de cidadania ativa numa missão de entreajuda e entrega”, salientou Pedro Brás.

O intuito é também as “diferentes entidades mostrarem o que precisam e ainda as associações conhecerem-se umas às outras”, referiu.

Para a iniciativa foi criado um jogo onde as pessoas recebiam um cartão onde estavam identificadas todas as associações e depois passavam por cada instituição e respondiam a um desafio e recebiam um carimbo. “Quando faltava apenas um carimbo para terminarem a rota, a associação com quem finalizaram o percurso em vez de carimbar escrevia “entregue”, o que significa que estavam reunidas as condições para ser entregue um saco de pano feito de propósito para a iniciativa e que tinha no interior jornais locais e bolos secos entregues pela Refood Caldas da Rainha”, explicou Pedro Brás.    

Segundo o presidente, foram feitos mil sacos personalizados com o nome “Rota do Voluntariado Local”, que foi sugerido pela coordenadora do núcleo das Caldas da Rainha da Refood, Carla Jesus, e depois a imagem do logotipo foi criada pelo designer Manuel Bandeira Duarte, que também faz parte da Associação Ambiental “Ágora”.

“Esta foi a primeira edição e estamos a pensar realizar a “Rota do Voluntariado Local” duas vezes por ano. Temos tido várias reuniões com todas as associações e o ambiente tem sido fantástico e criaram-se sinergias entre as várias entidades”, salientou Pedro Brás. Deu o exemplo de “uma senhora com um problema oncológico que está a ser ajudada pelo Olha-Te e que também tinha um animal de estimação e como está com poucos recursos financeiros a responsável pelo Olha-Te falou com uma associação que ajuda animais que se prontificou a dar alimentos”. “Algumas associações já estão a trabalhar em rede”, sublinhou o autarca, que considera importante “dignificar, enaltecer e apoiar o voluntariado, porque é cada vez mais crucial na nossa sociedade”. 

Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, Manuel Bandeira Duarte disse que fez um logotipo “universal para se poder utilizar em qualquer evento e representa todas as associações na vertente dos animais, alimentação, saúde, ambiental, humanitária e também reproduz os voluntários”.  

A “Ágora”, de que faz parte, é uma organização com cerca de um ano e que tem na sua génese de duas iniciativas cívicas: a #ecodogswalk e a #CALDASSempreLimpa. Tem como missão contribuir para que a comunidade do concelho das Caldas ganhe “consciência ecológica, numa perspetiva de preservar os recursos e aumentar a capacidade de adaptação dos cidadãos face às consequências das alterações climáticas na região”.

Destacou o jogo com a entrega do saco, que fez com que as “pessoas visitassem e conhecessem todas as entidades”. “Foi acima de tudo um momento de partilha, onde conversámos com os visitantes, brincámos com as crianças e trocámos sorrisos com os voluntários das associações presentes”, relatou.

Célia Antunes, do Olha-te, que tem como missão apoiar gratuitamente doentes oncológicos e familiares diretos, disse que foi um evento “extraordinário que juntou um grupo de pessoas pela proposta de Pedro Brás e já perguntei quando é que se vai realizar o próximo porque fomenta-se aqui uma partilha e um conhecimento”. “Consegue-se neste tipo de eventos uma proximidade com outras entidades que é extremamente importante e traz vantagens para todos”, afirmou. 

Participaram na “Rota do Voluntariado Local” a Refood Caldas da Rainha, o Banco Alimentar do Oeste, Crapaa- Caldas da Rainha Associação Protetora dos Animais Abandonados, Rotary Club das Caldas da Rainha, Liga Portuguesa Contra o Cancro, Ágora – Associação Ambiental, Cruz Vermelha Portuguesa Litoral Oeste Norte, Associação Rede Leonardo Da Vinci – Proteção Animal, Adra – Associação Adventista para o Desenvolvimento, Recursos e Assistência, Viagem de Volta, Coração com Vida, Olha-Te, Ordem do Trevo e Soroptimist International de Caldas da Rainha.

voluntariado 2
Manuel Bandeira Duarte foi o autor da imagem da “Rota do Voluntariado Local”
voluntariado 4
A Ordem do Trevo destacou a partilha entre as associações
Voluntariado 3
O Olha-Te considerou que a iniciativa uniu as entidades locais
(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Cristiano Ronaldo investe na marca Bordallo Pinheiro

Foi anunciado na passada sexta-feira que Cristiano Ronaldo, através da CR7, SA, e em alinhamento estratégico com o Grupo Visabeira, acordou a criação conjunta, em partes iguais, de uma nova empresa no Médio Oriente e Ásia, cujo objetivo é fazer crescer as marcas Bordallo Pinheiro e Vista Alegre naquelas áreas geográficas.

cristiano0

João Almeida venceu 6ª etapa da Volta à Suíça

O ciclista caldense João Almeida venceu nesta sexta-feira a etapa número seis da Volta à Suíça, com quatro segundos de vantagem sobre o 2º classificado, o camisola amarela Adam Yates, britânico que é seu colega de equipa na UAE Team Emirates. A bonificação de dez segundos alcançada com a vitória faz com que Almeida esteja na geral em 2º lugar, a 27 segundos de Yates, que ganhou um bónus de seis segundos.

almeida 1