O Município de Óbidos, em parceria com a empresa do setor da telessaúde Hope Care, vai avançar com um projeto que visa, através da tecnologia, reforçar o apoio de proximidade, em matéria de saúde, à população sénior do concelho.
Numa primeira fase, serão monitorizados, em tempo real, 150 seniores, “que estarão também georreferenciados, para que seja possível, em caso de necessidade, um socorro rápido e atempado”, revelou, Filipe Daniel, presidente da Câmara Municipal de Óbidos, no passado dia 22, na sessão de abertura da conferência “Saúde Digital e Atividade Física”, evento que marcou o arranque do Festival Óbidos +Ativo.
“Num território com uma demografia invertida como aquela que carateriza o nosso concelho, verifica-se algum isolamento da população. Há situações como quedas ou outras, que podem colocar as pessoas em situações de verdadeiro perigo, caso não sejam sinalizadas”, referiu.
“A estes 150 seniores, juntar-se-á também um grupo de 500 jovens, para que consigamos perceber tendências relativamente à atividade física. Ao fim de quatro, cinco anos, a ideia é termos indicadores que nos permitam perceber se estamos no bom caminho, ou se há algo mais que possamos fazer” para fomentar a saúde e o bem-estar de toda a comunidade, salientou o autarca.
“Óbidos tem já um projeto – com cerca de quatro anos – ligado ao exercício físico e ao acompanhamento nutricional e psicológico, que está a dar bons indicadores. E nós queremos consubstanciar todos estes indicadores, num universo macro, para nos podermos diferenciar, nesta matéria”, manifestou Filipe Daniel.
Durante a conferência, foi divulgado o programa “Do Passo ao Abraço”, uma iniciativa inovadora direcionada a pessoas idosas com patologias oncológicas.
O programa, que conta com a Hope Care como entidade parceira, visa melhorar a qualidade de vida dos participantes através de um acompanhamento digital na prática de atividade física, aliado ao combate ao isolamento social.
“Do Passo ao Abraço” é um programa de políticas públicas, onde os participantes são telemonitorizados e cumprem um programa de atividade física baseado em evidências científicas.
Este projeto pretende não só melhorar a condição física dos idosos sobreviventes de cancro, mas também promover o conhecimento sobre os benefícios da atividade física, incentivar a adesão aos autocuidados, e reduzir o isolamento social, fomentando a interação e conexão social entre os participantes.
A conferência “Saúde Digital e Atividade Física”, que decorreu no Óbidos Parque – Parque Tecnológico de Óbidos, pretendeu explorar os desafios digitais na saúde, com particular ênfase na gestão integrada de cuidados e nas interseções entre tecnologia, saúde e desporto. “Saúde Digital no Desporto”, “Saúde Digital e Atividade Física no Idoso” e “Saúde e Inovação no Oeste” foram os grandes temas em discussão.
0 Comentários