Q

Previsão do tempo

18° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 20° C
18° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 21° C
19° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 24° C
  • Tuesday 22° C

Município e Hope Care colaboram para apoiar saúde da população sénior

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Município de Óbidos, em parceria com a empresa do setor da telessaúde Hope Care, vai avançar com um projeto que visa, através da tecnologia, reforçar o apoio de proximidade, em matéria de saúde, à população sénior do concelho. 
Margarida Reis, vereadora, Filipe Daniel presidente da Câmara, Miguel Silvestre, diretor do Óbidos Parque, e Manuel Pereira, administrador da Hope Care

O Município de Óbidos, em parceria com a empresa do setor da telessaúde Hope Care, vai avançar com um projeto que visa, através da tecnologia, reforçar o apoio de proximidade, em matéria de saúde, à população sénior do concelho. 

Numa primeira fase, serão monitorizados, em tempo real, 150 seniores, “que estarão também georreferenciados, para que seja possível, em caso de necessidade, um socorro rápido e atempado”, revelou, Filipe Daniel, presidente da Câmara Municipal de Óbidos, no passado dia 22, na sessão de abertura da conferência “Saúde Digital e Atividade Física”, evento que marcou o arranque do Festival Óbidos +Ativo.

“Num território com uma demografia invertida como aquela que carateriza o nosso concelho, verifica-se algum isolamento da população. Há situações como quedas ou outras, que podem colocar as pessoas em situações de verdadeiro perigo, caso não sejam sinalizadas”, referiu.

“A estes 150 seniores, juntar-se-á também um grupo de 500 jovens, para que consigamos perceber tendências relativamente à atividade física. Ao fim de quatro, cinco anos, a ideia é termos indicadores que nos permitam perceber se estamos no bom caminho, ou se há algo mais que possamos fazer” para fomentar a saúde e o bem-estar de toda a comunidade, salientou o autarca.

“Óbidos tem já um projeto – com cerca de quatro anos – ligado ao exercício físico e ao acompanhamento nutricional e psicológico, que está a dar bons indicadores. E nós queremos consubstanciar todos estes indicadores, num universo macro, para nos podermos diferenciar, nesta matéria”, manifestou Filipe Daniel.

Durante a conferência, foi divulgado o programa “Do Passo ao Abraço”, uma iniciativa inovadora direcionada a pessoas idosas com patologias oncológicas.

O programa, que conta com a Hope Care como entidade parceira, visa melhorar a qualidade de vida dos participantes através de um acompanhamento digital na prática de atividade física, aliado ao combate ao isolamento social.

“Do Passo ao Abraço” é um programa de políticas públicas, onde os participantes são telemonitorizados e cumprem um programa de atividade física baseado em evidências científicas.

Este projeto pretende não só melhorar a condição física dos idosos sobreviventes de cancro, mas também promover o conhecimento sobre os benefícios da atividade física, incentivar a adesão aos autocuidados, e reduzir o isolamento social, fomentando a interação e conexão social entre os participantes.

A conferência “Saúde Digital e Atividade Física”, que decorreu no Óbidos Parque – Parque Tecnológico de Óbidos, pretendeu explorar os desafios digitais na saúde, com particular ênfase na gestão integrada de cuidados e nas interseções entre tecnologia, saúde e desporto. “Saúde Digital no Desporto”, “Saúde Digital e Atividade Física no Idoso” e “Saúde e Inovação no Oeste” foram os grandes temas em discussão.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Canoísta de Peniche com medalha de ouro nos Europeus

O canoísta Kevin Santos, de 28 anos, natural de Atouguia da Baleia, Peniche, com Iago Bebiano, de 23 anos, seu colega de equipa no Kayak Clube Castores do Arade, do concelho de Lagoa, no Algarve, conquistou na passada sexta-feira a medalha de ouro na final de K2 200 metros dos Europeus de Canoagem, na Hungria.

canoagem

Alvorninha em festa

Alvorninha vai estar em festa no dia 1 de julho, com uma noite animada por Nelson Lords & Nuno Alexandre, Némanus e DJ Telmo Ferreira.

alvorninha

Sardinhada nos Mosteiros

A povoação de Mosteiros, na freguesia de Vidais, festeja o São Pedro com uma sardinhada, no dia 29 de junho, pelas 20h00.

mosteiros