Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C

Escultor caldense convidado a expor “Manguito” no Palácio de Belém

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Às 7h30 do dia 3 de abril, o escultor e ceramista caldense Carlos Oliveira colocou na via pública em frente ao Palácio de Belém, residência oficial do Presidente da República, uma das suas obras, o “Manguito”, inspirado na figura de Zé Povinho por Bordalo Pinheiro, como ato de manifestação e arte, de sensibilização e revolta com a incerteza generalizada da população. 
A peça dá voz a quem sofre com “as indecisões políticas”

Às 7h30 do dia 3 de abril, o escultor e ceramista caldense Carlos Oliveira colocou na via pública em frente ao Palácio de Belém, residência oficial do Presidente da República, uma das suas obras, o “Manguito”, inspirado na figura de Zé Povinho por Bordalo Pinheiro, como ato de manifestação e arte, de sensibilização e revolta com a incerteza generalizada da população. 

Após algumas indecisões por parte da polícia e da Câmara Municipal de Lisboa relativamente a retirar a peça, um representante da Presidência da República convidou o artista a expô-la nos jardins do Palácio de Belém.

A ideia partiu de um movimento artístico de cerca de dez pessoas das Caldas da Rainha e Óbidos. Sem cor política, a favor dos direitos humanos, o “Manguito” é a representação da voz popular de quem sofre com “as indecisões políticas”.

Esta é a fonte de inspiração a partir da qual o artista lhe deu o seu cunho plástico e a sua marca de escala monumental. 

O “Manguito” demonstra, segundo Carlos Oliveira, um “gesto popular de descontentamento e indignação”.

O facto de a peça poder ficar exposta nos jardins do Palácio de Belém é para o escultor uma “vitória dos caldenses e obidenses”.

Com este gesto artístico, em colaboração com a dupla Malibu Ninjas, “queremos que este nosso propósito sirva o momento em que vivemos, de descontentamento popular em relação à desgovernação, à hipocrisia e à corrupção”. “A favor da verdade, da democracia, da justiça e da paz”, salientou Carlos Oliveira. Uma manifestação “clara e saudável, em representação da vontade de mudança ativa na sociedade e na construção de uma melhor cidadania”.

“A peça estava connosco há quase dez anos, e neste contexto social e cultural, sentimos ser este o momento de intervenção”, adiantou o escultor.

Carlos Oliveira criou esta peça em 2014, a uma escala de maquete com doze centímetros de altura que alargou para a sua escala real em barro com mais de dois metros. A partir do molde desta peça final foram criadas estas peças do “Manguito” em alabastro e resina de poliéster reforçado a fibra de vidro. A peça, a ser exposta em frente à Presidência, teve a intervenção artística em pintura do duo Malibu Ninjas.

Com mais de quarenta anos ao serviço das artes, a obra de Carlos Oliveira é reconhecida a nível nacional e internacional, desde monumentos públicos a obras de autor, com colaborações artísticas interdisciplinares até a iniciativas de formação e cursos para as novas gerações de escultores e ceramistas. A sua carreira começou em 1978 na indústria cerâmica em design e direção artística, e em 2001 recomeçou o seu percurso artístico a solo, com apoio do seu padrinho artístico Bravo da Mata e outros mestres como Artur Lopes, Armando Correia e Herculano Elias.

Carlos Oliveira conta com uma vasta lista de exposições individuais e coletivas, assim como está representado em diversas coleções particulares, nacionais e estrangeiras. Criou um alto relevo do retrato do escritor José Saramago para o Festival Literário de Óbidos em 2022 e uma escultura em matérias orgânicas da Rainha D. Urraca durante o Festival Medieval de Óbidos, também no ano passado. Esteve em peregrinação com a Cruz “UT” até ao Vaticano, onde foi recebido pelo Papa Francisco em 2014. Está presente no Parque D. Carlos I, em Caldas da Rainha, com a obra “Girafa”, exposta desde 2016.

manguito 2
A polícia não deixou o “Manguito” ficar em frente ao Palácio de Belém
(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1