Q

Previsão do tempo

12° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
12° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
12° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 18° C

Traficante procurado pela Interpol detido em Peniche

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um brasileiro de 37 anos, procurado pela Interpol (polícia internacional) desde agosto de 2022 para cumprimento de uma pena de sete anos de prisão, pela prática do crime de tráfico de estupefacientes no Brasil, vai ficar em prisão preventiva depois de ter sido detido, em Peniche, por uma equipa conjunta do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e da Polícia Judiciária (PJ).
Equipa mista de inspetores do SEF e da PJ fez detenção

Um brasileiro de 37 anos, procurado pela Interpol (polícia internacional) desde agosto de 2022 para cumprimento de uma pena de sete anos de prisão, pela prática do crime de tráfico de estupefacientes no Brasil, vai ficar em prisão preventiva depois de ter sido detido, em Peniche, por uma equipa conjunta do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e da Polícia Judiciária (PJ).

A detenção verificou-se no passado dia 1, na via pública, junto à marina de Peniche, após diversas diligências investigatórias tendentes à sua localização.

Presente, no dia 3, ao Tribunal da Relação de Coimbra, ficou em prisão preventiva a aguardar a extradição, solicitada pelas autoridades brasileiras.

A PJ refere em comunicado que os factos que levaram à condenação do arguido remontam a 2014, altura em que foi “encontrado na posse de uma quantidade considerável de produto estupefaciente”.

Segundo a Judiciária, em 2018 o detido viajou do Brasil para o Dubai e dali para Portugal.

Está a ser investigada a existência, na zona de Peniche, de uma célula do Primeiro Comando da Capital (PCC), uma rede criminosa internacional ligada ao tráfico de droga e que tem sede no estado brasileiro de São Paulo. Em apenas um mês, foram detetados e presos dois homens com mandados de captura internacional que se refugiaram em Peniche.

A 4 de janeiro, foi detido na região de Lisboa um brasileiro de 28 anos que residia em Peniche desde 2018 para fugir à Interpol. De acordo com a Polícia Federal em Pernambuco, estava na lista dos criminosos mais procurados do mundo. Era procurado para cumprimento de uma pena de 20 anos de prisão pela prática do crime de homicídio agravado, em Recife, no Brasil.

O indivíduo foi condenado por ter atingido a tiro outro homem, que acabou por não resistir aos ferimentos. Fugiu depois para Portugal e no Brasil foi julgado à revelia, tendo só este ano sido apanhado.

A criação de equipas mistas de inspetores do SEF e da PJ faz parte do protocolo celebrado entre as duas instituições, que estabelece o modelo de cooperação no âmbito da reestruturação em curso do sistema português de controlo de fronteiras. O protocolo articula formas concretas de cooperação nos domínios operacional (no desenvolvimento de ações de prevenção, deteção e investigação criminal), coordenação da atividade operacional, direito de acesso à informação, troca de informações e formação.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Pais de Santa Catarina querem melhores condições de atração à escola  

A necessidade de intervenção num estabelecimento de ensino com 30 anos e sem nenhuma obra de fundo ao longo dos mesmos, bem como os problemas das vias de comunicação e dos transportes de alunos, docentes e assistentes operacionais, como fatores que prejudicam a mobilidade e a aproximação acessível, foram sublinhados num momento de partilha e convívio com o objetivo de analisar o presente e promover o futuro, promovido no passado dia 14 pela Comissão de Pais de Santa Catarina.

catarina 1