Q

Previsão do tempo

16° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
16° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
16° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C

Município recupera barca de armação

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Município de Peniche promoveu a recuperação de uma barca de armação da década de 40 do século passado, num investimento que ascendeu a 28.290 euros.
Preservação da identidade e da memória marítima de Peniche

O Município de Peniche promoveu a recuperação de uma barca de armação da década de 40 do século passado, num investimento que ascendeu a 28.290 euros.

A recuperação da barca, propriedade do Município, foi realizada entre junho e outubro pelo antigo carpinteiro naval José António Rosado Anacleto, que trabalhou no antigo estaleiro naval de Pompílio do Carmo, na praia de Peniche de Cima.

A intervenção de recuperação fez uso das técnicas manuais de carpintaria desde a preparação do estaleiro, a limpeza da embarcação, a desmontagem e remoção de elementos degradados, o reforço e substituição de madeiras, o tratamento e a substituição de elementos metálicos, a montagem, a remoção da antiga camada de tinta, o preenchimento de fissuras, ao nivelamento e à pintura final, respeitando as cores e os desenhos originais.

A barca foi construída no estaleiro de Joaquim Pedro, no Alto da Vela, em Peniche, entre julho de 1944 e março de 1945. Integrava a frota da empresa de conservas de peixe “Júdice Fialho” e foi utilizada em tarefas como a trasfega do sal e o transporte de peixe, especialmente de sardinha, para terra. Pela sua história, caraterísticas técnicas e dimensão é considerada um marco importante para a preservação da identidade e na manutenção da memória marítima local e da região Oeste.

“Nadir” é um testemunho do historial piscatório e conserveiro de Peniche que, ao longo do último século, contabilizou quase uma vintena de estaleiros de construção naval a laborar, impulsionados pela crescente atividade piscatória de então.

O investimento no âmbito da candidatura ao Programa GAL Pesca Oeste/MAR2020 foi de 28.290 euros, dos quais 24.046,50 euros são de comparticipação comunitária e 4.243,50 euros de comparticipação nacional.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Museu Nacional da Resistência e da Liberdade inaugurado em Peniche

O Presidente da República e vários membros do Governo, como as ministras da Cultura e da Justiça e a secretária de Estado da Cultura, marcaram presença no passado sábado na cerimónia oficial de inauguração do Museu Nacional da Resistência e da Liberdade, em Peniche.

resistencia1

Equipa de ciclismo da Ribafria vence Taça de Portugal

A equipa beneditense de ciclismo do CRP Ribafria, Grupo Parapedra - Dinazoo -  Riomagic venceu a Taça de Portugal de Masters em ciclismo, que chegou ao fim no passado domingo, com a quarta e última etapa pontuável, inserida no GP Grândola - 50 anos 25 de abril.

ribafria 1

Carlos Bunga recebe prémio internacional

O artista plástico Carlos Bunga, formado na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, foi distinguido com o prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) para artes visuais, "reconhecendo a importância das exposições" realizadas em 2023 no Bombas Gens Centre d`Art de Valencia, Espanha, no Sarasota Art Museum da Florida, nos Estados Unidos, e a participação na 35.ª Bienal de São Paulo, no Brasil.

bunga