Q

Previsão do tempo

10° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C
10° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
11° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C

Município recupera barca de armação

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Município de Peniche promoveu a recuperação de uma barca de armação da década de 40 do século passado, num investimento que ascendeu a 28.290 euros.
Preservação da identidade e da memória marítima de Peniche

O Município de Peniche promoveu a recuperação de uma barca de armação da década de 40 do século passado, num investimento que ascendeu a 28.290 euros.

A recuperação da barca, propriedade do Município, foi realizada entre junho e outubro pelo antigo carpinteiro naval José António Rosado Anacleto, que trabalhou no antigo estaleiro naval de Pompílio do Carmo, na praia de Peniche de Cima.

A intervenção de recuperação fez uso das técnicas manuais de carpintaria desde a preparação do estaleiro, a limpeza da embarcação, a desmontagem e remoção de elementos degradados, o reforço e substituição de madeiras, o tratamento e a substituição de elementos metálicos, a montagem, a remoção da antiga camada de tinta, o preenchimento de fissuras, ao nivelamento e à pintura final, respeitando as cores e os desenhos originais.

A barca foi construída no estaleiro de Joaquim Pedro, no Alto da Vela, em Peniche, entre julho de 1944 e março de 1945. Integrava a frota da empresa de conservas de peixe “Júdice Fialho” e foi utilizada em tarefas como a trasfega do sal e o transporte de peixe, especialmente de sardinha, para terra. Pela sua história, caraterísticas técnicas e dimensão é considerada um marco importante para a preservação da identidade e na manutenção da memória marítima local e da região Oeste.

“Nadir” é um testemunho do historial piscatório e conserveiro de Peniche que, ao longo do último século, contabilizou quase uma vintena de estaleiros de construção naval a laborar, impulsionados pela crescente atividade piscatória de então.

O investimento no âmbito da candidatura ao Programa GAL Pesca Oeste/MAR2020 foi de 28.290 euros, dos quais 24.046,50 euros são de comparticipação comunitária e 4.243,50 euros de comparticipação nacional.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Ministério Público acusou menor que terá esfaqueado a irmã até à morte

A jovem de 16 anos que terá esfaqueado até à morte a irmã, três anos mais velha, em agosto do ano passado, na casa onde viviam com o pai, no bairro da Fonte Boa, em Peniche, foi agora acusada pelo Ministério Público dos crimes de homicídio qualificado e profanação de cadáver.

lara

Infantis obidenses vencem em futsal

Em jogo da 4ª jornada da Divisão Distrital - Grupo B de futsal em infantis, no pavilhão da EB 2-3 D. Luís de Ataíde, em Peniche, defrontaram-se no passado dia 24 o Peniche Amigos Clube “B” e a Associação Desportiva de Óbidos. O resultado foi de 2-6.

futsal