Q

Previsão do tempo

15° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 14° C
16° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 14° C
16° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 14° C

Município recupera barca de armação

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Município de Peniche promoveu a recuperação de uma barca de armação da década de 40 do século passado, num investimento que ascendeu a 28.290 euros.
Preservação da identidade e da memória marítima de Peniche

O Município de Peniche promoveu a recuperação de uma barca de armação da década de 40 do século passado, num investimento que ascendeu a 28.290 euros.

A recuperação da barca, propriedade do Município, foi realizada entre junho e outubro pelo antigo carpinteiro naval José António Rosado Anacleto, que trabalhou no antigo estaleiro naval de Pompílio do Carmo, na praia de Peniche de Cima.

A intervenção de recuperação fez uso das técnicas manuais de carpintaria desde a preparação do estaleiro, a limpeza da embarcação, a desmontagem e remoção de elementos degradados, o reforço e substituição de madeiras, o tratamento e a substituição de elementos metálicos, a montagem, a remoção da antiga camada de tinta, o preenchimento de fissuras, ao nivelamento e à pintura final, respeitando as cores e os desenhos originais.

A barca foi construída no estaleiro de Joaquim Pedro, no Alto da Vela, em Peniche, entre julho de 1944 e março de 1945. Integrava a frota da empresa de conservas de peixe “Júdice Fialho” e foi utilizada em tarefas como a trasfega do sal e o transporte de peixe, especialmente de sardinha, para terra. Pela sua história, caraterísticas técnicas e dimensão é considerada um marco importante para a preservação da identidade e na manutenção da memória marítima local e da região Oeste.

“Nadir” é um testemunho do historial piscatório e conserveiro de Peniche que, ao longo do último século, contabilizou quase uma vintena de estaleiros de construção naval a laborar, impulsionados pela crescente atividade piscatória de então.

O investimento no âmbito da candidatura ao Programa GAL Pesca Oeste/MAR2020 foi de 28.290 euros, dos quais 24.046,50 euros são de comparticipação comunitária e 4.243,50 euros de comparticipação nacional.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Ginasta de Peniche em 6º na Bulgária

O ginasta Rodrigo Coelho, da associação Serrana, da Serra D’el-Rei, em Peniche, alcançou o sexto lugar nas finais do 29° Campeonato do Mundo Por Grupo de Idades em Duplo Minitrampolim, que decorreu em Sófia, na Bulgária.

mini

Caldas Rugby Clube/Ericeira Rugby mantém invencibilidade

A equipa conjunta do Caldas Rugby Clube e do Ericeira, Rugby isenta da 3ª jornada, resultado do sorteio, não competia há quase um mês, e tinha uma deslocação sempre difícil a Montemor para defrontar a equipa conjunta do GD Alcochetense/RC Montemor, na 4ª jornada do Campeonato Regional Sul1.

rugby 1

Campanha do Banco Alimentar do Oeste com mais contribuições

O Banco Alimentar Contra a Fome do Oeste (BAO) recolheu no passado fim de semana 48.762 quilos de alimentos nos supermercados, que vão ajudar a minorar as carências de muitas famílias, representando um aumento de 17,3% em relação à campanha realizada na mesma altura no ano passado, mesmo não tendo sido possível estar presentes em todas as superfícies e não incorporando ainda a Campanha Vale e a Campanha on-line.

alimentar