Q

Previsão do tempo

18° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 22° C
19° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 22° C
19° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 27° C
  • Thursday 23° C

Lar ilegal e sem condições mínimas fechado pela Segurança Social

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A situação de ilegalidade e o incumprimento de vários requisitos para o funcionamento alvo de uma ação inspetiva levaram na passada sexta-feira a Segurança Social mandar encerrar um lar onde se encontravam 35 idosos na aldeia de Geraldes, no concelho de Peniche.
Lar de idosos encerrado em Geraldes, no concelho de Peniche

A situação de ilegalidade e o incumprimento de vários requisitos para o funcionamento alvo de uma ação inspetiva levaram na passada sexta-feira a Segurança Social mandar encerrar um lar onde se encontravam 35 idosos na aldeia de Geraldes, no concelho de Peniche.

A falta de licenciamento e a inexistência de condições mínimas justificaram a medida. Em causa estarão questões relacionadas  com higiene e alimentação.

Os idosos foram retirados do local, sendo redistribuídos por outros lares ou levados pelos familiares. Quatro idosos foram transportados para hospitais para acautelar situações de saúde, como aconteceu com a mãe de Cristina Silva, que relatou que descobriu que ela tinha uma grande ferida na anca, precisando de melhores cuidados.” Não me deixavam tocar na minha mãe, mas observei que ela tinha uma grande ferida na anca e escaras, precisando de melhores cuidados”, revelou, adiantando que “para além da arrogância com que o pessoal do lar falava connosco, até a comida e a água tínhamos de trazer”.

Maria Lopes, que tinha a mãe e o padrasto no lar, contou que “ultimamente eles relatavam que comiam mal e que não havia higiene nenhuma, e confirmámos que o colchão do meu padrasto estava todo roto”. “Nós, familiares, estávamos a tratar de reunir com a direção para falar sobre isso”, indicou.

O encerramento foi determinado na sequência de uma fiscalização da Segurança Social, na manhã de sexta-feira, após uma denúncia. Foi pedido o apoio da GNR para acompanhar a ação e no final foi dada ordem para o fecho com caráter de urgência, o que aconteceu de seguida também com a presença da Proteção Civil e dos bombeiros de Peniche, que transportaram alguns idosos.

Os proprietários do lar não quiseram prestar declarações à imprensa.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Escolas celebraram 25 de abril

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril, realizou uma atividade nas Caldas da Rainha, junto ao monumento evocativo do 16 março e na Escola de Sargentos do Exército.

escolas1

Pesca da sardinha reabriu

A pesca da sardinha reabriu na passada quinta-feira, com alguns limites diários, sendo que o valor máximo de descargas com arte do cerco pela frota portuguesa, para este ano, está fixado em 29.560 toneladas.

sardinha

Debate sobre aquacultura

A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), em Peniche, vai acolher o XXV Seminário de Aquacultura, no dia 10 de maio, a partir das 10h45, promovido pela Associação Portuguesa de Aquacultores, com o objetivo de debater as recentes tendências do setor, partilhar conhecimento e estabelecer redes de contactos e parcerias para o desenvolvimento da atividade de Aquacultura em Portugal.