Q

Previsão do tempo

14° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
14° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 18° C
15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 18° C

OesteCim pretende aumentar a oferta formativa da região

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A OesteCim - Comunidade Intermunicipal do Oeste, em parceria com a Universidade de Coimbra (UC), vai realizar um levantamento das necessidades formativas na região, ao abrigo do protocolo de colaboração assinado na passada quinta-feira, tendo como objetivo “a definição de novos cursos adaptados às necessidades dos territórios” e aumentar as competências de jovens e adultos.
Assinatura do protocolo entre a OesteCim e Universidade de Coimbra

A OesteCim – Comunidade Intermunicipal do Oeste, em parceria com a Universidade de Coimbra (UC), vai realizar um levantamento das necessidades formativas na região, ao abrigo do protocolo de colaboração assinado na passada quinta-feira, tendo como objetivo “a definição de novos cursos adaptados às necessidades dos territórios” e aumentar as competências de jovens e adultos.

Esta parceria institucional, que terá a duração de um ano, tem como objetivo “preparar o futuro”, através do desenvolvimento de atividades e projetos conjuntos, no âmbito de uma candidatura proposta pelo consórcio que integra, a par da UC, como instituição de ensino líder, os institutos politécnicos de Viseu e da Guarda, a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e a Universidade dos Açores, ao Programa de Recuperação e Resiliência (PRR). Essa candidatura viu aprovados os programas Impulso Jovens e Impulso Adulto, destinados a promover e apoiar iniciativas para aumentar as competências das populações, mas também “potenciar e incrementar o número de jovens a frequentar o ensino superior”, explicou a vice reitora da UC, Cristina Albuquerque, durante a cerimónia de assinatura do protocolo.
O “Living the Future Academy”, que conta com um financiamento de 16,5 milhões de euros, será direcionado aos “estudantes já integrados no ensino superior, mas também estudantes do ensino profissional, estimulando-os a dar continuidade aos estudos, e ainda estudantes do ensino pré-universitário do ensino secundário”. Além disso vai permitir aos 73 municípios da região centro agregar o que já têm mas também potenciar um conjunto de áreas de formação, que são “absolutamente essenciais”.
O projeto prevê assim o desenvolvimento de iniciativas estratégicas e a criação de oito academias temáticas, com “novos cursos adaptados às necessidades dos territórios”, explicou Cristina Albuquerque, reforçando a “vontade do consórcio em ajudar os territórios identificar áreas que ainda não estão previstas no projeto”.
No que diz respeito ao “Incentivo Adultos”, o projeto pretende “reforçar e diversificar a formação pós secundária”, garantindo a reconversão e atualização de competências através de “soluções flexíveis, de qualidade e capazes de dar resposta à transformação dos mercados de trabalho e aos novos requisitos da empregabilidade”. Nesse sentido vai disponibilizar cursos nas áreas do software e economia, saúde, formação de professores, sustentabilidade e economia social. Contudo, estas áreas poderão ser alargadas “com propostas dos municípios e entidades da região, de acordo com as suas características e as necessidades identificadas”, indicou a vice-reitora, dando o exemplo do Centro de Estudos de Alcobaça, onde já existe uma proposta para um curso em “Patrimónios Alimentares”.
“A ideia é ter em cada território um conjunto de cursos e iniciativas que devem responder às especificidades dos mesmos”, afirmou a vice-reitora, afirmando que a parceria com a OesteCim será “muito importante para aprofundar o projeto com toda a região”.
Ao nível dos jovens, o “Living the Future Academy” vai criar quatro academias voltadas para as áreas das ciências, tecnologia, engenharias, artes e matemática, que irão ministrar cursos que contribuam para “preparar a transição dos jovens para o ensino superior de uma forma mais fluida e de forma que possam fazer escolhas mais informadas”, referiu o reitor da UC, Amílcar Ferreira, esclarecendo que “estamos neste projeto por causa do território, e não pela universidade”.
Na região Oeste, o projeto vai começar por fazer “um diagnóstico das necessidades formativas, que deverá estar concluído em setembro ou outubro”, revelou o secretário executivo da OesteCim, Paulo Simões, adiantando que desse levantamento sairá “a definição dos cursos que funcionarão na Academia Oeste”, que já estava a ser criada na sede da OesteCim e que, no âmbito do protocolo, será um dos locais onde poderão ser ministrados cursos e formações que venham a ser identificados como adequados à região.
Para Paulo Simões, o protocolo entre as duas entidades, ou seja, a academia do Oeste, “é um recurso para continuar no futuro”. Já o presidente da OesteCim, Pedro Folgado, frisou que “todos os desafios que forem bons para a nossa região serão sempre bem-vindos”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1