Q

Previsão do tempo

13° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 23° C
13° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 26° C
  • Thursday 24° C
13° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 28° C
  • Thursday 26° C

“Bebés na Floresta” a nova atividade na Mata Rainha D. Leonor

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O projeto de cariz social, ambiental e educativo, que se realiza semanalmente na Mata Rainha D. Leonor, em Caldas da Rainha, dinamizado pela Associação Juvenil Biogleba, agora realiza atividades e brincadeiras na floresta para os bebés até aos dois anos.
A atividade arrancou no dia 1 de junho

O projeto de cariz social, ambiental e educativo, que se realiza semanalmente na Mata Rainha D. Leonor, em Caldas da Rainha, dinamizado pela Associação Juvenil Biogleba, agora realiza atividades e brincadeiras na floresta para os bebés até aos dois anos.

O projeto, que é “100% outdoor”, tem como base a metodologia Forest School (escola da floresta), que consiste num ensino não formal ao ar livre, onde as crianças podem ter contacto com o exterior e as aprendizagens são feitas num contexto de floresta ou de jardim, sendo realizadas através de experiências práticas, orientadas pelos coordenadores. Nesse sentido, a associação decidiu alargar o leque de atividades aos mais pequenos, com intuito de “tornar as crianças ainda mais felizes”, sublinhou Joana Oliveira, coordenadora da iniciativa, que conta com a parceria da União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e S. Gregório, que cedeu um espaço na Mata para as suas ações.
Neste momento, o “Bebés na Floresta” está a decorrer todas as quartas-feiras deste mês, entre as 10h30 e as 12h, mas em julho vai interromper para o período de férias, retomando a atividade no início do ano letivo, em setembro. “Durante uma hora e meia de sessão vamos promover a conexão dos bebés com a natureza, incentivando e estimulando a curiosidade, a exploração, a compreensão e, mais tarde, também, a autorreflexão em família”, sublinhou Joana Oliveira, adiantando que “ao agrupar os bebés dos zero aos dois anos, estamos a proporcionar que juntos tenham aprendizagens com diferentes olhares e variadas perspetivas, incentivando assim oportunidades únicas de desenvolvimento”. Também será “uma ótima oportunidade de apoio às famílias/cuidadores, facilitando a conexão com o bebé e a criação de uma comunidade, bem como como uma rede de suporte, sobretudo para partilhar experiências e medos dos pais de primeira viagem”.
As sessões, que atualmente só têm capacidade para receber dez bebés, serão orientadas por um monitor, que juntamente com os pais dão início ao playgroup com uma roda e música de boas vindas. Depois segue-se um momento para apresentação do que será proposto no decorrer da sessão e abre-se espaço para partilha de um tema entre as famílias, num momento de conversa informal, onde “os pais podem falar das suas experiências e dos seus medos”, explicou a coordenadora, adiantando que nas primeiras sessões dar-se-á primazia à observação do grupo.
Depois, em função dos interesses do grupo, o “Bebés da Floresta” promove outras atividades para as brincadeiras ao ar livre e leituras. “Durante as sessões temos diversas estações onde os bebés podem ir em função ao seu interesse, tendo como pontos fixos a leitura, onde vão poder manusear livros adaptados para a idade, mas também boxes com elementos da natureza”, explicou Joana Oliveira, adiantando que “tentamos adaptar as estações a diversas funcionalidades, onde os bebés podem mexer, sentir e ouvir, sendo caixas mais dirigidas”.
O objetivo desta atividade, segundo a coordenadora é promover a “conexão e deixá-los explorar o meio e seguir a estimulação sensorial, sempre com a presença dos pais”.
O “Bebés da Floresta” recebe inscrições através do e-mail info@biogleba.pt ou pelas redes sociais, tendo vagas abertas para o próximo ano letivo.
Além desta atividade, a associação Biogleba continua com os campos de férias para as crianças dos dois aos dez anos, que “este ano já conta com bastantes reservas”, e a realização das festas de aniversário na Mata Rainha D. Leonor.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Unidade Local de Saúde do Oeste melhora processo cirúrgico

A Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO) encontra-se em processo de certificação de um programa inovador que tem impacto em todas as fases do processo cirúrgico, desde a preparação pré-operatória até ao período pós-alta, com o objetivo de otimizar a recuperação, reduzir o tempo de internamento hospitalar e melhorar a qualidade de vida dos doentes.

cirurgia

Celebração dos 90 anos do Museu José Malhoa

Com a atuação da Orquestra de Sopros do Conservatório de Caldas da Rainha e do Quarteto de Saxofones da Banda Comércio e Indústria, na tarde de 28 de abril foram celebrados os 90 anos de história do Museu José Malhoa, nas Caldas da Rainha.

malhoa

Cencal distinguido

Na sessão comemorativa do seu sexto aniversário, a Associação Portuguesa das Cidades e Vilas de Cerâmica (AptCVC) distinguiu o Cencal - Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica pelos 40 anos de atividade nas Caldas da Rainha.