Q

Previsão do tempo

18° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 22° C
19° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 22° C
19° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 27° C
  • Thursday 23° C

Administração hospitalar alerta para entupimento das urgências

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O excesso de doentes nas urgências do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) levou a administração a alertar os utentes para a possibilidade de serem encaminhados para outras unidades hospitalares. Pediu também para que os casos não urgentes se dirijam aos centros de saúde.
Grande afluência às urgências do hospital das Caldas causa dificuldades no atendimento

O excesso de doentes nas urgências do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) levou a administração a alertar os utentes para a possibilidade de serem encaminhados para outras unidades hospitalares. Pediu também para que os casos não urgentes se dirijam aos centros de saúde.

Nos últimos dias tem-se verificado uma excessiva afluência de doentes aos serviços de urgência e às Áreas dedicadas a Doentes Respiratórios do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), que compreende as unidades das Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche.

O aumento das infeções respiratórias, com situações de gripe A, que têm enchido a urgência pediátrica de crianças com sintomas, e ainda a permanência de alguns casos de Covid-19, está a dificultar o atendimento no CHO, a que se junta o problema da falta de recursos humanos, por dificuldade em conseguir preencher as vagas dos lugares de médicos e enfermeiros.

Em consequência a administração antecipou constrangimentos e um aumento da demora no atendimento dos doentes, alertando para a possibilidade de reencaminhamento de alguns deles para outras unidades hospitalares, o que a Comissão de Utentes do CHO também admite para salvaguarda da saúde das pessoas.

“A qualquer momento vai haver um encerramento pontual das urgências, salvaguardando sempre que nunca será colocada em causa a vida das pessoas e que a administração encaminhará os doentes para os outros hospitais”, afirmou Vítor Dinis, da Comissão de Utentes.

Para evitar este cenário, é feito um apelo para que os utentes utilizem as urgências hospitalares apenas em situações realmente urgentes.

Nos outros casos devem contactar a linha SNS 24 (808 24 24 24) ou então recorrer aos Centros de Saúde, uma situação que a Comissão de Utentes encara com alguma preocupação, devido à limitada capacidade de resposta.

“Defendemos que o Estado se deveria preocupar em arranjar uma solução em que os utentes não graves não fossem às urgências sem passar pelos centros de saúde, só que há um senão, porque nós sabemos como estão os centros de saúde, igualmente com falta de pessoal. Até custa apelar para que as pessoas vão aos centros de saúde, quando não há resposta aos utentes”, confessou Vítor Dinis.

A administração garante que adotará as medidas necessárias possíveis para dar a melhor resposta.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Soprano caldense lança álbum

A soprano caldense Rita Marques realiza no dia 29 de maio, pelas 21h00, no Teatro Armando Cortez/Casa do Artista, o concerto de lançamento do seu novo álbum, “Belcanto”, em que é acompanhada ao piano por Cameron Burns.

rita

Vasco Trancoso ganha concurso de fotografia

O Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos distinguiu Vasco Trancoso com o 1.º prémio da secção “O Nosso Olhar”, no concurso de fotografia “Olha-Me!”.

vasco

Solidariedade de Vidais com São Tomé e Príncipe

O ex-presidente de Junta e de Assembleia de Freguesia de Vidais, José António, está em São Tomé e Príncipe numa viagem em que levou cadernos e livros, lápis, canetas e diversos materiais escolares, para oferecer às crianças locais, muito carenciadas em quase todos os aspetos.

vidais